Ideal é tratar manchas após amamentação

As estrias estão entre as alterações mais temidas

Durante a gravidez, as mulheres devem ter cuidado com a beleza. A hidratação é fundamental para prevenir estrias e o filtro solar tem de ser usado sempre para evitar manchas. As alterações hormonais da gestação levam ao aparecimento de manchas, que são acentuadas pelo sol. Por isso é importante usar filtro solar. "Só se deve tratar as manchas após parar de amamentar. Todos os produtos usados para clarear a pele são contraindicados", alerta o dermatologista Cesar Cuono, de São Paulo.

De olhos nas necessidades específicas das gestantes, empresas de cosméticos desenvolveram linhas especiais, que têm aromas mais suaves - o olfato da grávida é seis vezes mais sensível que o de outras mulheres - e fórmulas seguras.

As estrias estão entre as alterações mais temidas. "Se a pele não estiver hidratada, as fibras elásticas arrebentam. A cicatriz pode melhorar, mas não desaparece", diz a dermatologista Silmara Cestari, que recomenda usar hidratante duas vezes ao dia - uma delas após o banho. Nas pernas, o creme deve ser passado em sentido ascendente. Na barriga, de forma circular, em sentido horário.

E pintar ou alisar o cabelo, pode? "Pode, porém é preciso evitar produtos que contenham amônia e formol, que podem ser absorvidos, mesmo em pequena quantidade, e circular pelo sangue por meio do cordão umbilical, o que é nocivo para o desenvolvimento do bebê", diz Cuono. O parto não é sinônimo de liberdade para usar todo e qualquer cosmético. "Enquanto estiver amamentando, é melhor usar linhas para gestantes", aconselha Silmara.

Fonte: Abril, www.abril.com.br