Inspire-se nas famosas e veja truques de beleza para as que tem pele negra

Saiba como ousar nas cores, cuidar da pele e confira o passo a passo do make da atriz Lupita Nyong"o, que sempre arrasa no tapete vermelho

Beyoncé, Sheron Menezzes , Lupita Nyong"o - atriz indicada ao Oscar por sua atuação em "Doze anos de escravidão" - e Nayara Justino, a Globeleza, são exemplos de famosas que arrasam na maquiagem, e que sabem como abusar de sombras e batons coloridos.


Inspire-se nas famosas e veja truques de beleza para peles negras

Em entrevista, Sheron contou que sabe se virar sozinha e fazer o próprio make. Mas a tarefa não é tão fácil para mulheres de pele negra. Além de poucas opções de produtos no mercado, é difícil encontrar um com o tom exato para cada tipo de pele.

A base é um dos principais desafios. "Algumas deixam a pele acinzentadas ou com cor diferente do resto do corpo, pescoço e colo. Tem que procurar, experimentar, não dá para usar um tom diferente da sua pele", diz a Globeleza Nayara Justino, que encontrou a base certa na marca MAC.

"Uma boa dica é misturar tons médios e escuros até chegar ao ideal", conta o maquiador Ricky Tavares, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio. Para evitar diferença de cores e o efeito "máscara", aplique também a base no pescoço. Se ela tiver cobertura seca, o pó facial pode ser descartado. Se não, use apenas na testa, queixo e nariz, onde a pele fica mais oleosa. Tanto o pó quanto o corretivo também devem seguir a cor exata da pele, para não parecer artificial. "O corretivo na pele negra não é igual a branca. Sempre use menos corretivo, para não deixar o efeito mais escuro ainda", aconselha Ricky.

Abuse das cores

Para colorir o make, aposte em sombras terrosas. "Use tons puxando para o vermelho, dourado e com pigmentação alaranjada. Evite sombras muito brilhantes", ensina o maquiador. À noite, roxo, rosa e verde também podem ajudar a destacar o olhar. Aplique bastante máscara de cílios. O delineador é outro ótimo aliado. Na boca, batom bege, nude, vinho, ameixa e vermelho realçam a pele bronzeada. O blush rosa queimado, além dos tons terrosos, fica ótimo em peles morenas e negras.

Cuidados com a pele

Os produtos de textura mate e livre de óleos são os mais recomendados. ?Dependendo do tipo de acne, a limpeza de pele poderá ajudar na extração dos cravos e tratamentos dos casos mais leves?, indica dermatologista Júlio César Nogueira, do W Spa.

As peles morenas e negras possuem mais melanina e, por isso, tendem a ser mais resistentes ao sol e aos efeitos do envelhecimento. Mas nem por isso o filtro solar deve sair da nécessaire.

?Aplico o protetor todos os dias e nunca me esqueço de usá-lo nas áreas mais afetadas pelo sol, como rosto, colo e mãos?, disse Beyoncé à edição francesa da ?Elle?. O filtro é um ótimo aliado para evitar manchas, melasma - hiperpigmentação em algumas áreas- e até mesmo o câncer de pele.

Abaixo, Ricky ensina o passo a passo da maquiagem de Lupita Nyong"o no SAG Awards. Inspire-se e arrase!

1. Com a pele limpa, corrija as imperfeições com corretivo e aplique uma base adequada para o tom da pele.

2. Passe em toda pálpebra móvel uma sombra lilás cintilante.

3. Aplique uma sombra azul no canto interno dos olhos e dê uma leve esfumada.

4. Passe a sombra lilás bem rente aos cílios inferiores, perto da linha d?água.

5. Corrija as sobrancelhas com sombra marrom escura.

6. Faça o contorno dos lábios com um lápis rosa bem claro e aplique batom pink com um pincel.

7. Nas maçãs do rosto, passe levemente um blush bronze.

Fonte: EGO