Japoneses ensinam como combater a ressaca

Conheça a origem do gengibre e acabe com a sua ressaca.

Ele tem sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em nas formas fresco, seco, em conserva ou cristalizado. É o neutralizador de sabor, como a água de vinho e o café para o cheiro.

É utilizado também para dar um certo sabor ao sushi. Não é a toa que é cultivado no oriente há mais de 3000 anos. Afinal, seja para a alimentação, para a saúde ou para fins medicinais, não faltam benefícios para esse alimento.

Trata-se de uma planta herbácea da família das zingiberáceas. Originário da Ásia, no Brasil o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam a colônia achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Os indígenas chamavam-na de mangaratiá ou magarataia.



Na Roma antiga, o gari - como é conhecido no Japão -, era considerado um artigo sujeito à alta taxação. Hoje, ele é cultivado em várias regiões do mundo, como o Brasil e a Jamaica.

Apesar de causar certa desconfiança em alguns amantes da culinária japonesa, tem sido indicado como remédio para controlar náuseas e como composto capaz de impedir a formação de gases no organismo. Ele também é bom para curar aquelas ressacas pós festa! Então, nada de ignorar o ?montinho? de gengibre que vem no seu combinado. Benefícios não faltam.

Fonte: Terra, www.terra.com.br