Julio Crepaldi ensina os "Dez Mandamentos" do loiro platinado

Hair stylist de Wanessa Camargo dá dicas para quem quer investir no visual, mas alerta: "Para as brasileiras há um limite para harmonizar com a pele"

O loiro platinado é uma das tendências para o cabelo das brasileiras para o Verão 2013, mas, segundo Julio Crepaldi, cabeleireiro responsável pela mudança de visual de Wanessa Camargo que será apresentado no Hair Fashion Show 2012 dia 30 de agosto, a cor não é indicada para todas as brasileiras.

"O loiro muito platinado fica forçado para a mulher brasileira por causa do contraste com a pele. Vejo sempre os loiros platinados mais bonitos em revistas internacionais", comenta ele.

Em uma gradação de um a 11, Julio recomenda que as brasileiras fiquem com o oito. "O 11 é ultraclaro, que não harmoniza com a cor da nossa pele", comenta. A cor também não é recomendada para quem tem fios muito finos e sensibilizados, pouco cabelo ou quem tiver alisamento ou permanente nos fios. Julio também atenta para a manutenção exigida pela cor. "O retoque tem de ser feito a cada 20 dias e é importante hidratar. É uma supermanutenção, então prepare o bolso".


Julio Crepaldi ensina os

Os 10 Mandamentos do loiro platinado:

1) Antes de pintar o cabelo, faça um teste com um aplique ou experimente uma peruca da cor. O ideal, segundo Julio, é fazer o teste sem maquiagem e com luz natural. "Assim dá para se ter uma ideia de como seria o resultado final", diz Julio.

2) Uma vez que a decisão de descolorir foi tomada, iniciar o processo com mechas. "O ideal é ir aumentando aos poucos a quantidade de mechas até colorir cerca de metade do cabelo, mas deixando a raiz natural", ensina Julio.

3) Sempre descolorir os fios de forma lenta e progressiva. "Ninguém fica bronzeado em um dia de sol. É a mesma história com o cabelo", explica Julio. "É necessário ir liberando os pigmentos aos poucos e ir tratando os fios".

4) Use produtos de tintura com emolientes e proteínas para que o cabelo recupere a vitalidade. "Neste processo, escolha a melhor marca do mercado. A qualidade do produto é fundamental", diz Julio.

5) Hidrate o cabelo a cada 15 dias alternando com produtos à base de óleos e reconstrutores (proteínas).


Julio Crepaldi ensina os

6) Evite o uso de chapinhas e fontes excessivas de calor. Por causa da descoloração, o nível de porosidade do cabelo está alto, o que facilita a quebra.

7) Evite praia e piscina e atente à agua usada para lavar o cabelo. No Nordeste, por exemplo, a água é mais salobra e pode manchar os fios. "Não adianta usar excelentes produtos se enxaguar os fios com uma água ruim. Recomendo colocar filtro no chuveiro e também vale a pena enxaguar o cabelo com água mineral", diz Julio.

8) Use produtos finalizadores, como protetor térmico, quando for escovar o cabelo. "Este tipo de produto mantém a umidade ideal do fio e cria uma película protetora", comenta Julio, para quem leave in também é fundamental, porque "trata o cabelo e modela".

9) "Tenha cuidado ao desembaraçar os fios", ensina. Como o cabelo está sensível, qualquer tração faz o cabelo cair. "Sem vitalidade não há cabelo bacana", comenta Julio, que recomenda lavar o cabelo e aplicar condicionador na hora de desembaraçar.

10) Se optar por adotar o loiro platinado com a raiz escura, faça no salão. "Este processo exige que se dê uma esfumaçada na raiz para conseguir o efeito sombreado".

Fonte: EGO