Lavar cabelo de forma errada estimula caspa

Segundo dermatologista, aplicar condicionador na raiz aumenta a oleosidade dos fios

Quem sofre com a caspa sempre tenta disfarçar, mas aquele pozinho branco sobre a roupa acaba entregando as pessoas que sofrem dessa doença crônica, ou seja, que não tem cura.

Segundo a médica Daniela Nunes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o surgimento da caspa pode ser causado por várias coisas, como pré-disposição genética, estresse, ansiedade, depressão, banhos muito quentes e até obesidade.

- Em geral, ela atinge mais os homens. Porém, nas mulheres, com todos esses tratamentos químicos no cabelo, acaba aumentando a incidência da caspa.

Daniela explica que o surgimento da caspa é mais comum durante a adolescência, por conta dos hormônios, mas que ela pode aparecer também durante a infância.

Algumas medidas simples, no entanto, podem prevenir o surgimento da doença.

- Lavar o couro cabeludo regularmente e com um xampu adequado, massagear bem o couro cabeludo durante a lavagem, evitar banhos com água quente, e evitar ficar muitas horas de chapéu ou boné ajudam na prevenção.

Outro problema, de acordo com a médica, é lavar de forma errada o cabelo aplicando o condicionador desde a raiz. Segundo Daniela, o condicionador não deve ser aplicado na raiz mesmo nos casos de cabelos secos.

Agora, se você já tem caspa, é preciso cuidar para que ela não piore. Como explica Daniela, existe um fungo que participa do processo de proliferação da caspa. Esse fungo está presente em todo o couro cabeludo e, quando sua quantidade aumenta, a caspa aparece.

Um dos tratamentos mais simples é usar xampus anticaspa. Há várias opções disponíveis no mercado, com preços bastante variados.

A dermatologista explica que a diferença entre um produto barato e outro caro está nos ativos, nas concentrações e nas substâncias que devolvem a maciez ao cabelo.

- Em geral, xampus anticaspa muito baratos servem para uma caspa leve e podem ressecar muito o cabelo, já os xampus mais caros resolvem até mesmo o tipo de caspa mais avançada, não ressecando tanto os fios.

Fonte: R7, www.r7.com