Maquiadores de famosas contam o que será tendência em 2014; dicas

Batons cítricos, pele iluminada e sombras cintilantes estão entre as apostas para o próximo ano.

O lema em 2014 é iluminar. Seja nos olhos, com sombras cintilantes; nos lábios, com gloss; e até mesmo nas maçãs do rosto. Se depender dos profissionais que cuidam do visual das estrelas, o próximo ano será de muita luz. Mas tudo bem natural. A ordem, principalmente no verão, é evitar o make carregado.

"O legal é quando você olha para a pessoa, acha bonito e tem a sensação de que ela não fez quase nada, não se encheu de produtos", diz o maquiador Ricardo Tavares, que já cuidou da beleza de Bruna Marquezine e Luiza Possi, entre outras. "O que vai bombar é aquela maquiagem translúcida. Uma pele leve, limpa", aposta. "É melhor uma maquiagem mais iluminada, para cima", opina Ton Reis, o queridinho de Isis Valverde.

Alê de Souza, que tem Fernanda Lima e Grazi Massafera entre suas clientes, também é do time minimalista. "Quando a gente fala de verão, estamos falando de frescor. Tem que apostar numa pele mais suave, sem colocar muita coisa, apenas uma correção", comenta.

Para Tavares, a onda dos produtos com várias utilidades seguirá firme e forte. "A dica é dar mais atenção aos primes e BB creams, que já são sensação lá fora e funcionam bem", aconselha.

Boca

E se a pele é natural, a boca será marcada, com cores como rosa e laranja. "É o que faz a diferença no make do dia a dia. As grandes marcas trouxeram muitas novidades de tons fortes. Eu aposto no pink", conta Ton, que completa: "Antigamente, muitas mulheres tinham medo de usar e parecer exagerado, mas não precisa temer. Alegra o make e serve para qualquer tipo de pele. Tenho usado muito na Isis e todos adoram".

Alê lembra dos tons de laranja. "Acredito no cereja, corais, vermelho clarinho e aberto, rosados. É certo que a boca vai estar mais marcada que os olhos", defende.

Ricardo aposta no gloss como um diferencial para o colorido da boca. "Não é para ficar com aspecto de molhado, e sim com a sensação de que acabou de passar a língua de leve, com os lábios bem hidratados. Às vezes, passo até no contorno, para aumentar a boca".

Lavoisier, que vira e mexe maquia Giovanna Antonelli, também acredita na tendência. "As bocas laqueadas vão vir com tudo. Pode usar gloss laranja, pêssego, nude, rosa chá...". Carla Biriba, que assina a beleza dos desfiles da Ausländer, também aposta nas cores vibrantes com muito gloss. "O ano de 2014 vai chegar com muita cor e brilho".

Olhos

O rímel é outro produto indispensável na nécessaire. "Vamos dar mais destaque para os cílios, com postiços, e muita máscara de definição e alongamento", diz Laivoisier. Ricardo lembra do rímel à prova d"água, um grande aliado para o verão.

Ton acredita que a iluminação dos olhos será por meio de cintilantes. "Sombras cintilantes são a grande sacada do próximo ano, mas as com pigmentos de brilho muito finos. Fica com um brilho transparente, sem deixar exagerado ou carregado. A ideia é iluminar, mas de uma forma suave, sem aparecer o brilho", opina o maquiador, que alerta: "Tem que ter cuidado e saber usar a tendência. Passar sombra cintilante esbranquiçada é cafona".

Fonte: EGO