Maquiagem em excesso poderá causar problemas à saúde do olho

Maquiagem em excesso poderá causar problemas à saúde do olho

Evite os incômodos do terçol, conjuntivite tóxica, entre outras doenças causadas pelo mau uso de produtos de beleza.

Maquiar-se é um ato cotidiano na vida de uma mulher, mas é preciso ter cuidado. Segundo o oftalmologista Fabiano Ciola, da Clínica Oftalmológica Unilaser, o uso da maquiagem em pessoas com predisposição pode ocasionar problemas como olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia (aversão à luz) e prurido (coceira) e edema da conjuntiva.

Devido à maior proximidade dos olhos, a região onde se passa o lápis apresenta os maiores cuidados. De acordo com o especialista, é importante ressaltar que a região contém os orifícios das glândulas de Meibômio, que são responsáveis pela secreção de material gorduroso que ajuda na composição da lágrima. A obstrução destas glândulas aumenta o risco de inflamação e infecção local, causando terçol.

Para evitar que problemas advindos do excesso ou mau uso de maquiagem prejudiquem a saúde ocular, cuidados devem ser tomados. ?É recomendado usar produtos de boa qualidade. Marcas com mais tradição no mercado tendem a apresentar menos problemas que produtos de origem duvidosa?, alerta o especialista. Além disso, Ciola ressalta que o prazo de validade deve ser respeitado, já que maquiagem vencida em contato com os olhos pode causar conjuntivite tóxica.

Outra recomendação seria não passar o lápis na parte interna das pálpebras evitando, assim, a obstrução das glândulas palpebrais. ?Existe uma doença crônica muito comum chamada blefarite, que causa inflamação nas bordas das pálpebras e todos os sintomas semelhantes à alergia e olho seco, que pode ser potencializada pelo uso de maquiagem. Neste caso, deve-se procurar um oftalmologista para o tratamento adequado?, explica.

Limpeza

Por conta dos riscos da maquiagem em contato com os olhos é fundamental retirar o produto ao fim do dia. Para isso, o consenso entre os médicos é utilizar uma gaze com xampu neutro para bebês, diluído em água morna. Para aumentar a eficiência da limpeza, o uso de demaquilantes pode ser utilizado com cuidado. Sempre com os olhos fechados. Dentre os mais eficientes, estão os demaquilantes bifásicos.

Lentes de contato

Para quem usa lentes de contato o cuidado é dobrado. ?O ideal é colocar as lentes antes de passar a maquiagem para garantir que não entre nenhum resíduo dos produtos entre a lente e a córnea?. Segundo o especialista, outro passo importante para essas mulheres é lavar as lentes de contato antes de colocá-las nos olhos. Além disso, devido ao contato direto com olhos, o estojo das lentes deve ser lavado no mínimo uma vez por semana e trocado sempre que possível. ?Recomendo que as usuárias nunca, jamais, em hipótese alguma, durmam com as lentes nos olhos?, alerta o especialista.

Fonte: msn