Maquiagem vencida não é bobagem! Pode causar problemas para sua pele

Regiane Alves alerta para a necessidade de a validade vir impressa no produto e não na embalagem. Veja dicas e conselhos da dermatologista


Maquiagem vencida não é bobagem! Pode causar problemas na pele

Quase toda mulher, famosa ou não, ama ver o resultado de uma maquiagem bem feita no rosto. Algumas, no entanto, não prestam atenção à validade de seus produtos de beleza e usam lápis, sombras e blush sem se atentar a esse pequeno, mas importante, detalhe. ?Na última semana me desfiz de uma sacola com vários cremes vencidos! Acho que os fabricantes deveriam colocar a validade nos produtos e não nas embalagens porque jogamos as embalagens fora?, alerta Regiane Alves, a Renata de ?Sangue Bom?. Já Cris Vianna, a Julinha de "Salve Jorge", sentiu na pele as consequências do uso do produto fora do prazo.

"Já tive uma reação alérgica e, quando fui ver, a validade estava vencida. Além de checar o prazo, não uso nada no rosto sem que minha dermatologista confirme antes que posso usar", ensina.

Segundo Fabiana Souto Maior, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócia da Clínica Vous, a data de fabricação é fundamental para mostrar o tempo que os princípios ativos e conservantes estão estáveis no produto. ?Enquanto a validade está ativa, o produto mantém as propriedades de ação intactas. A falta de ação dos conservantes pode levar a irritações na pele e até infecções, pois favorece o crescimento de microorganismos, como bactérias e fungos?, diz a médica. ?Realmente é prejudicial usar produtos vencidos.

Uma vez usei um protetor e é claro que fiquei vermelha e queimada.

Todo cuidado é pouco?, conta Regiane. Veja a seguir outros alertas da dermatologista.

É arriscado usar produtos de beleza fora do prazo de validade? Sim! Um produto fora da validade indica que os conservantes não estão mais agindo, o que acarreta a oxidação dos princípios ativos.


Maquiagem vencida não é bobagem! Pode causar problemas na pele

O que pode causar na pele e no organismo?

Os princípios ativos, quando oxidados, causam principalmente irritações e infecções não só na pele, como também irritações oculares, muito comuns pelo uso de produtos tipo cremes para área dos olhos e maquiagens como lápis de olho, sombras e máscaras ciliares.

Que ingredientes costumam ser nocivos à saúde?

Quando fora da validade, os ácidos podem ter um poder irritativo maior, como os encontrados em produtos anti-idade. Também devemos ter cuidado especial com os protetores solares, pois estes perdem a sua ação e podem causar a falsa sensação de proteção, levando à queimaduras de sol.

Se causar reação, o que deve ser feito? A primeira coisa é parar de usar o produto e procurar um medico especialista. Para aliviar a área irritada, compressas geladas de soro fisiológico ou aplicação de água termal ajudam.

É perigoso emprestar a maquiagem?

Sim, a maquiagem é um item de uso pessoal. Produtos como batons e máscaras de cílios entram em contato com áreas de mucosa, mais suscetíveis a infecções como micoses, impetigo e herpes. No caso dos utensílios de aplicação como pincéis e esponjas, estes devem ser lavados após o uso por outra pessoa ou uma vez por mês em caso de uso próprio.

Que tipo de preocupação a mulher deve ter com as suas maquiagens?

Para mim o principal é o armazenamento. Se os produtos não estiverem guardados de forma adequada, em local seco, arejado e protegido do sol, o processo de deterioração pode ser acelerado. É bom ficar de olho sempre se o produto ainda mantém suas características originais.

Fonte: EGO