Maquiagem vencida oferece perigo à saúde

Maquiagem vencida oferece perigo à saúde

Produtos vencidos podem causar alergias na pele e até conjuntivite

Mesmo quando os produtos estão dentro do prazo de validade, é preciso prestar atenção na aparência e cheiro e armazená-los de maneira correta

Você é daquelas que comprou um kit de maquiagem no início da adolescência e continua usando os mesmos produtos até hoje? Ou tem pena de jogar fora aquele rímel que já usa há mais de dois anos e ainda não acabou?

Pois saiba que todos os cosméticos possuem uma data de validade que precisa ser levada a sério, caso contrário, você corre o risco de desenvolver uma alergia na pele, irritar os olhos e até sofrer com o surgimento de espinhas.

Segundo a dermatologista Luciana Hitomi, é preciso eliminar a maquiagem vencida mesmo que ela pareça estar em perfeitas condições de uso.

- Produtos vencidos, mesmo que com aparência normal, podem fazer mal à saúde e não devem ser utilizados. Eles podem causar alergia, que se caracteriza por vermelhidão e coceira; acne; provocar ardência na área dos olhos e até conjuntivite.

Algumas marcas, no entanto, não trazem a data de validade impressa no produto, apenas na caixa. Por isso, é preciso ficar de olho na aparência e no cheiro dos cosméticos.

A dermatologista Mônica Linhares explica o tipo de alteração que um produto vencido pode apresentar.

- Alguns produtos podem dar sinal de que estão estragados quando aparecem ressecados, com depósitos na parte inferior do frasco e coloração alterada. No caso dos cremes, eles podem ficar mais líquidos ou com um cheiro estranho.

As médicas explicam que não há nenhuma forma segura de reaproveitar os cosméticos. O ideal é que você compre pequenas quantidades de cada produto, para poder usá-los antes do prazo de validade acabar.

Para o maquiador Sadi Consati, os cuidados com o armazenamento e aplicação dos produtos na pele também são importantes.

- Locais úmidos, quentes, e com exposição ao sol ou excesso de luz, fazem com que os produtos sofram alterações na formulação. O batom esquecido no carro exposto ao sol, por exemplo, vai sofrer mudanças rapidamente, porque contém em sua fórmula óleos e ceras. Utilizar pincéis, esponjas ou dedos sem higienizá-los antes também pode contaminar os produtos na embalagem e fazer com que eles percam suas propriedades antes da validade.

Fonte: R7, www.r7.com