Moda verão 2013 traz tendências para as mulheres gordinhas; foto

É preciso considerar a diversidade de shapes femininos como: pera, ampulheta, triângulo, triângulo invertido ou oval

Aquele velho ditado ?tudo posso, mas nem tudo me convém? também é aplicado para quem quer estar na moda da cabeça aos pés. Transferir as tendências da passarela para as ruas nem sempre é tarefa fácil para as mulheres e, muito menos, para quem é tamanho GG.

Com quase metade da população feminina brasileira acima do peso, fica difícil imaginar que todas as peças usadas pelas modelos magérrimas caiam bem em qualquer pessoa. E não estamos falando só de quilinhos extras! Também é preciso considerar a diversidade de shapes femininos como: pera, ampulheta, triângulo, triângulo invertido ou oval.

Para saber o que as pessoas mais cheinhas vão poder usar e abusar, conversamos com a blogueira Vanessa Raya, do Sapatinho de Cristal, e a jornalista Paula Bastos, do site Grandes Mulheres e tumblr Looks para Grandes Mulheres, que sabem tudo sobre moda plus size e acompanharam as tendências apresentadas pelo Fashion Rio e SPFW Verão 2013. Elas listaram as tendências que você pode aderir no dia a dia sem medo:

Metalizados

O brilho aumenta e dá a sensação de volume. Para evitar esse efeito, aposte nos tons dourados e metálicos para os acessórios ou detalhes das roupas. ?Uma peça toda metálica pode não ficar muito legal, pois tende a aumentar as proporções do corpo?, explica Paula. Dê preferência aos acessórios com essa tendência, que ajudarão a valorizar o estilo da pessoa. ?Os metalizados, se bem trabalhados, garantem glamour ao look?, diz Vanessa.


Moda verão 2013 para mulheres plus size

Colo em alta

Durante as semanas de moda brasileiras, os decotes diferenciados e produções repletas de acessórios, como os maxicolares, dão destaque ao colo. A tendência é certeira para as cheinhas, mas aposte em decotes em V, que ajudam a alongar a silhueta. ?Já os maxicolares devem ser evitados se a mulher tiver o busto muito grande, porque fará ainda mais volume na região?, diz Paula.

Cores fortes e vibrantes

A moda do verão vai refletir a alegria da estação e brincar com cores e estampas, além dos tons metalizados que chegam com tudo. Geralmente, as gordinhas optam por roupas escuras, mas, se quiser entrar na onda do colorido, Paula dá a dica: ?use tons escuros onde a pessoa tem mais volume e contraste com outra peça mais colorida?.

Para Vanessa, as roupas coloridas vão marcar presença no seu vesturário e ela explica como: ?se usadas em somente uma peça, valorizam o look e alegram o visual, têm a cara do verão! Como meu corpo é do tipo pera, isto é, mais largo embaixo, prefiro a cor vibrante na parte de cima?.


Moda verão 2013 para mulheres plus size

Estampas

A mesma regra vale para as estampas, que chegam misturadas em conjuntinhos ou no look inteiro. Evite um visual inteiro florido, por exemplo, mas opte por usar a estampa ou na parte inferior ou na superior e contraste com uma cor mais escura. ?Dê preferência a estampas que tenham o fundo mais escuro?, orienta Paula. A dica é contrastar a peça estampada ou colorida com uma outra de cor mais sóbria.

Preto e branco

As duas cores nunca saíram da moda, mas voltam a reinar gloriosas em meio à explosão de cores do verão. ?Eles podem beneficiar bastante quem tem sobrepeso, além de trazer elegância para o visual?, explica a jornalista do Grandes Mulheres.


Moda verão 2013 para mulheres plus size

Transparências

São lindas e sexies, mas infelizmente não favorecem quem está acima do peso. Em tecidos soltos, as transparências dão a sensação de amplitude. Em tecidos colados, como rendas e segunda pele, elas podem evidenciar exatamente aquilo que você quer esconder. A dica, nessa hora, é usar o bom senso, Vanessa dá um exemplo: ?a renda e a transparência podem favorecer o colo bonito que as plus têm?.

Movimento e leveza

Peças ultrafinas, com shapes assimétricos e muita leveza trazem movimento à moda. Invista nas peças mais soltinhas, que disfarçam as gordurinhas, e nas peças estruturadas, que ajudam a delinear as curvas do corpo.

Calça justa

?As calças ajustadas são legais. Se engana quem pensa que roupa muito larga disfarça: ela deixa a silhueta ainda maior e sem forma?, enfatiza Paula. A blogueira orienta dar preferência a calças que se ajustem bem às curvas do corpo, mas que não sejam apertadas demais para marcar o corpo.


Moda verão 2013 para mulheres plus size

Saias longas

Elas continuam com tudo e seguem a regra: caem bem em mulheres altas. ?Se a mulher for uma gordinha no estilo ?bolinha?, é melhor evitar, pois a deixará ainda maior?, completa a jornalista.

Mullets

Saias, vestidos e blusas com modelagem mais curta na frente e comprida atrás ganham destaque na temporada de moda. A blogueira do Sapatinho de Cristal afirma que o modelo alonga a silhueta e favorece também as cheinhas. ?Na parte da frente das saias, que é mais curta, valoriza a melhor parte das pernas das plus sizes?, conta.

Paula não indicaria blusas com esse corte para uma gordinha, ?porque a blusa será mais curta na frente e isso pode ajudar a dar volume na barriga, além desse tipo de modelagem na blusa deixar o corpo ainda mais disforme?, explica.


Moda verão 2013 para mulheres plus size

Body e sobreposições

É preciso tomar cuidado (com) para não acumular muito volume, conta Paula, mas ela garante que as sobreposições podem ser incríveis para disfarçar as gordurinhas. Já os bodies ressurgem para serem usados ora como maiôs, ora como tops. A dica é investir na peça com algo por cima, como um tricô, um casaqueto leve, uma camisa de seda e até transparência, como conta Vanessa. Paula também aprova. ?Uma blusa mais justinha, de alça, pode ser pareada com uma camisa mais soltinha, usada aberta. Fica muito bom!?, enfatiza.

Fonte: revistalunna