Nutricionista dá sete dicas para não engordar no fim de ano

Nutricionista dá sete dicas para não engordar no fim de ano

Não é preciso eliminar doces e álcool para driblar os excessos

Todo final de ano traz o mesmo dilema: como aproveitar as delícias gastronômicas do Natal e Réveillon sem ganhar quilos extras? É claro que o primeiro passo é não exagerar nos pratos, no entanto, com algumas dicas, é possível encontrar o equilíbrio entre os prazeres das refeições comemorativas, a alimentação balanceada e, claro, o corpo em dia para aproveitar o verão. Para isso, Rosana Perim, gerente de nutrição do Hospital do Coração, revela alguns truques que ajudam você a aproveitar o melhor do final do ano sem se preocupar. Veja:

Não fique muito tempo sem comer: quanto mais tempo você ficar sem comer, mais fome vai sentir e, quando for fazer a refeição, as chances de exagerar são grandes.

Não coma apenas o prato principal: na hora da refeição, saboreie também as saladas. Além de saudáveis, elas contribuem para a saciedade, já que tem grandes quantidades de fibras.

Modere as porções: você pode experimentar todos os pratos da mesa, sejam eles massas, carnes, aves ou outras especialidades. O segredo é moderar a quantidade.

Não abuse do álcool: você não precisa eliminar o álcool da festa. O segredo é alternar os drinques com um copo d"água e não exagerar nas doses. Além de economizar calorias, você ainda evita os efeitos desagradáveis no dia seguinte.

Aposte na cerveja: a bebida é uma boa opção para acompanhar a festa, já que tem poucas calorias quando comparada a drinques que levam destilados, por exemplo. Além disso, a cerveja é refrescante e combina com o verão. Mesmo assim, não exagere na dose e alterne com copos d"água.

Não exagere nos doces: também não é necessário eliminar os pratos doces do cardápio de ano-novo, no entanto, provar pequenas porções é o mais indicado. Preparações com chocolate, cremes e chantili devem ser alvos de ainda mais cautela, já que têm maior quantidade de gordura e, por isso, são mais calóricos.

Não abandone os exercícios físicos: final de ano é sinônimo de férias para muita gente. Mas não é por isso que você deve abandonar as atividades físicas. Se estiver viajando, aposte em uma simples caminhada, que já coloca seu corpo em movimento e queima algumas calorias.

Fonte: Terra, www.terra.com.br