Paranaense de 25 anos é eleita Miss Surda Brasil; jovem é formada em duas faculdades

Paranaense de 25 anos é eleita Miss Surda Brasil; jovem é formada em duas faculdades

Thaisy Payo, de 25 anos, formou-se em Farmácia e Letras. Agora, ela procura patrocínio para disputar concurso internacional.

A paranaense Thaisy Paio, eleita como Miss Surda Brasil, surpreende não só pela beleza, como também pela formação acadêmica. Aos 25 anos, a modelo já é graduada em Farmácia Generalista, pela Universidade Paranaense de Umuarama e em Letras - Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo ela, o próximo passo será uma pós-graduação na área de educação para surdos.

Thaisy venceu outras 18 candidatas, em um concurso realizado em Fortaleza, no Ceará. Para ela, essas competições dão a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre outras culturas. "O concurso me dá oportunidade de conhecer novos lugares, culturas diferentes fazer mais

amizades e mostrar que nos pessoas surdas somos capazes também. Me abre novos horizontes", respondeu, em entrevista por e-mail.

A modelo conta que participa de concursos de beleza desde 2010, quando levou o título de Rainha da ExpoUmuarama, evento que ocorre anualmente, na cidade de Umuarama, no noroeste do Paraná. Desde então, já concorreu outras vezes e chegou a ser eleita como Rainha Surda Brasileira, também em 2010, em um concurso realizado pela Associação dos Surdos de Florianópolis.

Além dos trabalhos como modelo, dos quais ela participa desde que tinha 11 anos de idade, Thaisy ainda trabalha como professora. "Moro com minha família, tenho amigos surdos e amigos ouvintes, namoro, trabalho como professora de Libras e vou fazer a Pós-Graduação de Educação de Surdos", afirma a garota que ainda quer desenvolver trabalhos entre as comunidades de deficientes auditivos e ouvintes, com a repercussão do concurso de Miss Surda.


Paranaense eleita Miss Surda Brasil é formada em duas faculdades

Antes disso, porém, ela se prepara para disputar os títulos de Miss Deaf e Miss Surda Internacional, que serão disputados na República Tcheca e nos Estados Unidos, respectivamente. "Estou muito feliz vou correr atrás de tudo o que precisa me preparar e trazer este título, se Deus me permitir", conta a modelo, que busca patrocinadores para poder viajar e disputar os concursos.

Fonte: G1