Pentear os cabelos pode aumentar a queda

Realizar o procedimento muitas vezes durante o dia prejudica a saúde capilar

 Vento, chuva e umidade são inimigos do cabelo arrumado. Mas bolsa de mulher sempre tem um pente ou uma escova para ajeitar as madeixas que ficam desalinhadas ao longo do dia.

Os cabelos têm uma grande importância psicossocial, portanto devem ser tratados como parte integrante do corpo , afirma o dermatologista Valcinir Bedin, diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP). Além do fator estético, acreditava-se que o uso do pente melhoraria a circulação sanguínea do couro cabeludo e que quanto mais se penteasse o cabelo, mais saudável ele ficaria.

Porém, segundo um estudo publicado no Journal of Dermatological Treatment, a frequência com que os cabelos são penteados aumenta a queda dos fios. Os cientistas avaliaram, durante 4 semanas, 14 mulheres (todas livres de sintomas favoráveis a queda de cabelo, como estresse e alterações hormonais), que escovaram os cabelos, com frequencia diferente para cada semana, e depois contaram a quantidade de fios que ficaram nas escovas.

Após os testes, observou-se que as mulheres que se pentearam duas vezes ao dia perderam três vezes mais cabelos do que quando realizaram o processo somente uma vez.

Fonte: minhavida