Proporcione um dia de SPA para os cabelos

O tratamento certo garante leveza e muito brilho para os fios

Hidratação, cauterização, banho de petróleo, banho de queratina: a lista de opções de tratamento para recuperar seus fios é extensa e, portanto, não há desculpara para exibir um visual desleixado. Escolher a melhor opção, entretanto, nem sempre é simples. "Cada tipo de cabelo pede um tipo diferente de recuperação. Os danos também interferem nesta escolha", afirma o cabeleireiro André Leone do Stúdio Prime Hair e Beauty. Conheça a seguir as melhores indicações para cada caso.

Hidratação simples

A hidratação simples é feita com produtos que possuem ativos hidratantes e nutritivos. Dá para fazer em casa ou no salão, com resultados bons. O especialista explica que a hidratação simples é indicada para cabelos que estão com danos leves, podendo ser feita para garantir beleza e movimento para os cabelos. "Cabelos sem brilho, ressecados, sem movimento ou com frizz pedem uma hidratação. Ela é a maneira mais eficaz para garantir que o cabelo fique sempre vitalizado e pode ser feita semanalmente".

Outro beneficio da hidratação é que ela estimula o crescimento. "Basta investir em bons produtos que os resultados são notados já na primeira aplicação. Outra dica é retirar bem o creme do cabelo na hora da lavagem, caso contrário, os fios ficam pesados e sem movimento".

Cauterização

A Cauterização é um tratamento diretamente ligado à regeneração dos fios e funciona como uma espécie de cicatrização, que deixa as proteínas depositadas dentro da cutícula do cabelo. "Trata-se de uma hidratação que permanece por mais tempo nos fios, selando as escamas do cabelo", explica André Leoni.

O tratamento é indicado para cabelos muito ressecados, sem brilho, com muito frizz e com pontas duplas. "Como é um tratamento que repõe toda a queratina perdida, é indicado para cabelos que estão extremamente quebrados e maltratados. Ela diminui volume, hidrata profundamente e elimina o efeito frizz".

Escovas de hidratação

A escova de hidratação protege os cabelos da ação de agentes externos, como o sol, vento, poluição e o cloro da água de piscina, sendo uma ótima opção para cabelos sem vida. As escovas de hidratação melhoram o cabelo deixando-os cada vez mais lisos, brilhosos, macios, restaurados, hidratados e com muita resistência . É recomendável fazer a escova de hidratação mensalmente.

Banho de petróleo

O banho de petróleo só é indicado para cabelos escuros. "Ele atua repigmentando os fios ao mesmo tempo em que hidrata profundamente". O tratamento também melhora o brilho e vitalidade dos fios escuros, deixando-os com mais vida.

Banho de queratina

A queratina é uma proteína considerada como ingrediente-chave dos tratamentos que recuperam os cabelos danificados, consertando os estragos provocados principalmente pela ação da química. "Os agentes externos, como vento, água e sol, além dos processos químicos, abrem a cutícula dos cabelos, facilitando assim a saída de água, proteínas e vitaminas, atingindo na estrutura interna do fio, que fica quebradiço, opaco e com pouca elasticidade. Para recuperar essa fibra capilar danificada, a queratina é aplicada em doses elevadas nas partes fragilizadas do fio".

É indicada para cabelos que sofreram com a ação da química ou que não receberam os devidos cuidados e se encontram desvitalizados. "A principal função da queratina é fortificar e restaurar os cabelos", diz o cabeleireiro

Quem tem progressiva, no entanto, precisa tomar cuidado: se for feito constantemente, o banho de queratina deixa o cabelo grosso, com cara de esticado, e ele ainda quebra com facilidade.

Para fazer em casa

Para garantir que os efeitos dos tratamentos durem é preciso tomar alguns cuidados que garantem mais beleza e saúde para os fios. O cabeleireiro André Leone do Stúdio Prime Hair e Beauty separou algumas dicas que vão te ajudar a manter os cabelos sempre brilhosos e hidratados:

- Usar xampu, condicionador e hidratante da mesma linha, pois possuem pH compatível;

- Evitar os produtos 2 em 1 porque podem deixar resíduos de condicionador na raiz, o que traz problemas futuros como queda e enfraquecimento dos fios;

- O condicionador deve ser usado no comprimento e nas pontas do cabelo, nunca na raiz, mesmo sendo um cabelo seco;

- Fazer massagem, nos fios, para proporcionar melhor resultado na hidratação dos cabelos;

- Massagear o couro cabeludo enquanto espalha o xampu estimula a circulação sanguínea; faça movimentos circulares com as pontas dos dedos.

- Utilizar sempre uma máscara de hidratação profunda, ou mesmo ampolas de hidratação de alto impacto.

- Usar sempre um bom leave-in e reparador de pontas com filtro solar.

Fonte: minhavida, www.minhavida.com.br