Remover a maquiagem é hábito simples que traz benefícios à pele

Remover a maquiagem é hábito simples que traz benefícios à pele

Menos de dez minutos é o tempo médio que demora a remoção de uma maquiagem.

Na hora de se maquiar, é comum as mulheres irem parar o espelho e perderem todo tempo do mundo, sem crise. No fim do dia, ao voltar do trabalho ou da balada, no entanto, o entusiasmo vai embora e muitas vezes remover a maquiagem se torna um sacrifício, seja por preguiça, cansaço ou, o que é pior, por hábito.

?É importante retirar a maquiagem para desobstruir os poros e deixar a pele respirar. Dormir com o rosto maquiado pode deixar a pele mais oleosa, tanto é que existe um tipo de acne, conhecida como acne cosmética, causada pelo entupimento dos poros, devido ao uso regular de produtos oleosos?, explica a dermatologista Paula Penna, de São Paulo.

?Isso acontece principalmente por causa da base e do pó compacto que são os produtos que mais ficam acumulados nos poros e, com o tempo, levam ao aparecimento de cravos, espinhas e milia (um tipo de cravo). Além disso, as máscaras para cílios podem ressecar os fios e quebra-los?, completa a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira e da Academia Americana de Dermatologia.

Menos de dez minutos

Esse é o tempo médio que demora a remoção de uma maquiagem mais elaborada, portanto dá perfeitamente para driblar a preguiça. Se o make for simples, então, como o básico que usamos no dia a dia, não é preciso nem cinco minutos. ?O ideal para remover a maquiagem é um bom demaquilante, que pode ser loção, espuma de limpeza, gel, líquido ou bifásico, que combina bases de água e óleo, além dos lencinhos umedecidos, que são muito práticos?, sugere Vanessa Metz, que recomenda sempre lavar o rosto, depois de se retirar a maquiagem, com um sabonete suave ou para peles sensíveis. ?Nada de sabonetes que ressequem muito a pele nesse momento, como os antissépticos com triclosan ou os antiacneicos que contêm enxofre ou ácido salicílico?, alerta a médica.

Quanto ao tipo de pele, os demaquilantes em gel ou líquidos à base de água são indicados para quem tem pele sensível ou com acne, mas têm a desvantagem de não retirar maquiagem muito pesada. Já os bifásicos ou trifásicos são mais eficientes para remover produtos mais resistentes e podem ser usados na pele normal e seca. Os cosméticos à prova d?água devem ser removidos com um demaquilante próprio para este fim.

Fonte: UOL