Roupa justa, drenagem e cremes: tire todas as suas dúvidas sobre celulite

Especialistas respondem as perguntas mais frequentes sobre causa, prevenção e combate do problema

Cremes anticelulite realmente funcionam? Apenas mulheres acima do peso têm furinhos indesejáveis nas pernas e bumbum? Afinal, é verdade que usar calça justa pode influenciar nas imperfeições da pele? As mulheres ainda têm dúvidas na hora de combater e prevenir a celulite, causada pelo acúmulo de líquido nas células de gordura da pele.

?A celulite é o resultado de um processo multifatorial, onde ocorre a deficiência da circulação venosa e linfática, retenção de água, acúmulo de gordura e processo inflamatório?, explica a dermatologista da Clínica Unidermato, Adriana Cristina Caldas, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Não é novidade que as mulheres são as mais prejudicadas pelo problema, e isso acontece por conta da constituição corporal. Enquanto os homens apresentam mais gordura abdominal, as mulheres acumulam gordura na região das pernas e bumbum, além de apresentarem mais retenção de líquido.

Para tirar dúvidas sobre causas, combate e prevenção dos furinhos que são um pesadelo para o universo feminino, o Terra conversou com Adriana e com a fisioterapeuta dermatofuncional Marcela Rodrigues. Confira a seguir.


Roupa justa, drenagem e cremes: tire dúvidas sobre celulite

Celulite é genética?

Sim, a genética influencia nessa condição. Normalmente, quando a mãe tem celulite, a filha tem tendência a seguir os mesmos padrões e ter os indesejáveis furinhos. ?Podem-se herdar diferentes tipos de fatores que predispõe a celulite, como produção de hormônios, tipo constitucional e até hábitos alimentares?, explica a fisioterapeuta dermatofuncional. Ainda assim, vale lembrar que ter uma vida sedentária e má alimentação ainda são as principais causas para desenvolver o problema.

O consumo de sal interfere no problema?

Sim. A má alimentação é a grande responsável por causar esse tipo de imperfeição na pele. ?O sal em excesso faz com que as células do tecido subcutâneo do nosso corpo retenham mais líquido, ocasionando um edema [inchaço], e isso pode levar a uma piora da celulite?, explica Adriana.

Apenas mulheres acima do peso têm celulite?

Não. A celulite atinge a maioria das mulheres, incluindo as mais magras, mas a obesidade pode agravar o quadro. ?Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local?, detalha Marcela.

Bebidas com gás, como água e refrigerante, contribuem para o surgimento da celulite?

Não necessariamente. De acordo com as especialistas, não é o gás dos refrigerantes que causa a celulite, mas sim a quantidade de açúcar presente na bebida, que contribui para o acúmulo de gordura. Ainda assim, é preciso ficar atento na hora de substituir. ?Não podemos esquecer que nos refrigerantes diet temos uma grande quantidade de sódio, o que também pode piorar a celulite?, alerta Adriana.

Como prevenir a celulite?

O ideal é seguir uma dieta balanceada, diminuir a quantidade de calorias, frituras, sal, gorduras e doces, além de praticar exercícios regulares. Entre os alimentos indicados estão arroz integral, aveia, chás e azeite. Para completar, é fundamental beber pelo menos 2 litros de água por dia para eliminar toxinas e diminuir o inchaço.

Drenagem linfática reduz a celulite?

Sim. A drenagem linfática ajuda a diminuir a retenção de água entre as células de gordura.

?Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as funções essenciais do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos?, explica Marcela. A massagem melhora a circulação sanguínea, elimina líquidos e, consequentemente, auxilia no tratamento da celulite.

Esfoliação pode ajudar a combater o problema?

O papel da esfoliação é remover células mortas. De acordo com Adriana, ela auxilia no aumento de circulação local e facilita a penetração dos cremes, o que ajuda no combate da celulite.

Roupa apertada causa celulite?

Não. Se usadas por tempo prolongado, as roupas apertadas podem aumentar o inchado nas pernas, mas isso não agrava a celulite.

Cremes anticelulite funcionam de verdade?

Sim, desde que sejam associados a outros hábitos e usados pelo menos duas vezes ao dia. ?Os cremes são uma boa opção para tratar a pele com celulite em grau I e II (onde há depressões mais superficiais e em pouca quantidade) e coadjuvante necessário dos procedimentos estéticos feitos nos consultórios em quadros mais avançados?, explica Marcela.

Segundo a especialista, os resultados começam a aparecer depois de dois meses. ?Pela manhã, há um maior gasto metabólico, o que estimula a quebra das células de gordura. À noite, entretanto, a penetração das substâncias é facilitada, especialmente as que agem na circulação local, o que favorece o combate do inchaço?, disse a fisioterapeuta dermatofuncional.

Bebidas alcoólicas pioram a celulite?

Sim. Pelo mesmo motivo que os refrigerantes, as bebidas alcoólicas podem agravar a celulite. Isso porque são extremamente calóricas e aumentam o acúmulo de gordura.

É verdade que gelatina deixa a pele mais firme?

O colágeno presente na gelatina ajuda a dar elasticidade à pele, mas isso não influencia no aspecto da celulite. Ainda assim, quem quer investir no alimento, deve ler bem o rótulo antes de comprar. ?O colágeno presente na gelatina ajuda a dar mais firmeza à pele, porém a gelatina que compramos no supermercado acaba sendo uma mistura de corantes artificiais, conservantes, açúcar, adoçante e a proteína em quantidades muito baixas, apenas para gelificar. Numa avaliação feita pela Pro Teste anos atrás, produtos de 120 g tinham entre 0,76 a 2 g de colágeno. Nutricionalmente, não se ganha nada; para se ter algum benefício é preciso consumir entre 8 a 10 g por dia?, disse Marcela.

A celulite piora com o avanço da idade?

Sim. ?A celulite geralmente se inicia na puberdade e aumenta com a idade, principalmente devido à associação de fatores, como o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal, o aumento de peso, entre outros. Mas um dos maiores desencadeantes de celulite aparece mais tardiamente, depois dos 30 ou 40 anos. Estamos falando da flacidez, que, implacavelmente, só aumenta com a idade e vai, sim, piorar a celulite?, afirma Adriana.

Fonte: Terra