Saiba como combater os primeiros sinais de envelhecimento no seu rosto

Para manter o frescor, truques simples e cuidados especiais no dia a dia ajudam a evitar os primeiros sinais de envelhecimento

Chegar aos 30 anos livre das indesejáveis linhas finas e manchinhas do sol é o desejo das mulheres mais vaidosas. Para manter o frescor, truques simples e cuidados especiais no dia a dia ajudam a evitar os primeiros sinais de envelhecimento ao melhorarem a hidratação da cútis, devolvendo sua maciez e luminosidade natural.


Saiba como combater os primeiros sinais de envelhecimento no seu rosto

A partir dos 25 anos, o sinal de alerta já pode ser ligado para o início do processo preventivo. ?Uma das maneiras mais eficazes de promover o rejuvenescimento cutâneo é manter a pele sempre higienizada com produtos específicos e aplicar cremes à base de ácido retinoico, que estimulam a produção de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade da cútis?, recomenda Tatiana Oddo, dermatologista da Clínica Mip Estética, de Niterói.

Para tornar-se uma balzaquiana com ares de menina, aprenda, a seguir, como deixar a cútis lisinha e livre das marcas de expressão.

Linhas finas

Estimuladas pela contração da musculatura facial com o passar dos anos, as linhas finas ainda podem ser agravadas por fatores externos, como poluição e cigarro. Para suavizá-las, recomenda-se a aplicação de toxina botulínica. ?Ao ser injetada, a substância bloqueia a transmissão do neurotransmissor acetilcolina nos nervos. Assim, a musculatura relaxa e perde a capacidade de se contrair, reduzindo a formação das rugas?, explica Tatiana.

Manchas de sol

Presentes em áreas quase nunca protegidas contra o sol - como rosto, braço, mão, pescoço e colo - as manchinhas são causadas pela ação danosa da radiação ultravioleta sobre a produção da melanina, o pigmento responsável por conferir cor à cútis e aos pelos.

?Além do protetor solar, a mulher pode contar com os peelings químicos, que simples ou formulados com ácido retinoico, levam à remoção da camada superficial da pele, estimulam a renovação celular e a produção de colágeno, atenuando o tom amarronzado?, indica Tatiana.

Pés de galinha

Uma das primeiras marcas do tempo, os pés de galinha podem ser evitados com truques e tratamentos estéticos. O primeiro passo é não poupar filtro solar na região ao redor dos olhos, até mesmo em dias nublados.

?Quando as dicas de prevenção não fazem mais efeito, as mulheres podem apostar nos procedimentos estéticos, como o preenchimento e a aplicação de laser?, informa Tatiana. O melhor de tudo é que o preenchimento facial pode ser feito no próprio consultório médico, restaurando o volume perdido nos vincos do rosto. Já o laser possui concentração maior de energia e consegue chegar nas camadas mais profundas da pele, diminuindo as linhas em volta do globo ocular.

Fonte: Terra