Saiba como manter a elegância até mesmo embaixo d"água

Algumas servem até para evitar doenças, como o uso de galochas de plástico

Os céus podem cair, mas a elegância não pode ir por água abaixo. Mesmo passando horas sob chuva, nos congestionamentos ou nas ruas, vendo que as autoridades não fazem o que devem e a população continua a jogar lixo e mais lixo nas ruas, nada de perder a classe. Dá para se precaver das intempéries com algumas peças básicas, bonitas e na moda. Algumas servem até para evitar doenças, como o uso de galochas de plástico.

O estilista Arnaldo Ventura, que participa do Projeto Lab, da Casa de Criadores, dá dicas para ficar elegante nesse dias chuvosos. Aproveite, porque a previsão do tempo, para os próximos dias, é ainda de chuvas com alguns períodos de melhoria. Vamos aos conselhos do estilista:

Galochas

As galochas de borracha vão e voltam da moda. Estiveram em alta a algumas coleções, mas quem tiver um exemplar delas, vale apostar. "O ideal é usar com calças bem justas, ou vestidinhos básicos, principalmente porque muitas delas são coloridas e até estampadas", afirma Arnaldo. Ele não aconselha a usar as botas de couro. "Protegem os pés, mas o couro acaba sendo danificado e a umidade também passa para o corpo." Outro conselho é ter sempre um par de sapatilhas ou outro calçado na bolsa para usar no trabalho. "Ficar com galochas o tempo todo é complicado."

Capas

Os desfiles internacionais têm mostrado trenchcoats leves para o verão. Na última edição de Milão para o verão 2010, a Maxmara trouxe capas plastificadas, transparentes ou brilhantes. "São ideais para tempos como esse. Mesmo de tecidos plastificados, recebem corte de alfaiataria. Ou seja, a elegância está garantida, além de a mulher não se molhar", disse Ventura.

Siliconados

O estilista também lembra que muitos tecidos agora recebem tratamento siliconado, impermeáveis à água. Alguns metalizados, muito na moda agora e que ficará ainda mais forte para o inverno, também são plastificados e ideais para os dias chuvosos. Esses tecidos são usados em capas, jaquetas e até em calças.

Chapéus

O conselho de Arnaldo para quem não quer estragar os cabelos é ter sempre na bolsa um chapeuzinho ou lenço. "Os chapéus tipo pescador, com aba curta, são ótimos e estão em alta. Muitos são de material impermeável. E um lenço é ótimo, principalmente se a mulher souber amarrar de forma de turbante, uma tendência forte."

Fonte: Terra, www.terra.com.br