Segredo japonês deixa o corpo perfeito

Veja dicas para ficar com um corpo perfeito como as japonesas

Ter uma silhueta esbelta é muito comum entre a população nipônica, e motivos não faltam para isso. Os japoneses ingerem pouca gordura, muitos vegetais, alimentos crus e muito peixe, ao invés de carne, que tem digestão mais lenta. Mas não é só o conteúdo de sua alimentação que determina a saúde e a forma física dos japoneses. Uma lição passada de pai para filho por muitas gerações torna a tarefa de ter um corpo saudável muito mais fácil, baseando-se em um principio simples: a mastigação oriental.

Uma mastigação mais compassada é o primeiro passo para uma boa digestão. ?Quando os alimentos chegam ao intestino delgado bem triturados fica mais fácil a seleção do que deve ou não ser aproveitado. Isso transforma a digestão em um processo mais rápido e saudável?, explica a nutricionista Luiza Machado.

Além disso, a saciedade que uma refeição consumida de forma mais lenta traz é maior e mais rápida. ?São necessários cerca de 15 minutos para o cérebro assimilar a ingestão de alimentos e o individuo se sentir saciado, por isso, se a mastigação for lenta, o tempo para o organismo perceber esse processo é suficiente?, diz Luiza.

Diminuir a sobrecarga no sistema digestivo também é outro bom motivo para seguir o conselho da população oriental e ter uma mastigação e deglutição mais pausadas.

E além de todos os benefícios para a saúde, dessa forma de mastigação, os sabores também ficam muito mais intensos e as refeições são muito mais apreciadas para os adeptos dessa prática. ?É na boca que estão localizadas as papilas gustativas. E a sensação de saborear os alimentos é muito mais intensa se feita de forma lenta?, explica Luiza.

DICAS

Para ter uma ingestão mais saudável e uma mastigação mais lenta aí vão algumas dicas:

- Descanse os talheres (ou hashis): assim você evita colocar mais alimento com a boca ainda cheia.

- Separe tempo para as refeições: dessa forma fica mais fácil comer devagar sem colocar a desculpas nos compromissos futuros.

- Sinta o gosto e a textura dos alimentos: assim é possível despender mais tempo com a mastigação e ao mesmo tempo apreciar o sabor da refeição.

- Não faça refeições na frente da TV: para mastigar lentamente é necessário se concentrar na refeição. E a televisão é um meio de se distrair.

Fonte: Terra, www.terra.com.br