Sentir raiva aumenta as chances de infarto

Pessoas com personalidade explosiva ou agressiva correm mais riscos

As pessoas de personalidade explosiva ou agressiva podem estar correndo um risco maior de problemas nas coronárias, como infarto e isquemia. A constatação é resultado de uma análise de 44 estudos, divulgada no Journal of the American College of Cardiology. Ela aponta que pessoas que apresentam acessos de raiva e agressividade têm 19% mais chances de sofrer um evento cardiovascular, mesmo quando saudáveis.

Com base nos dados de cerca de 80 mil pacientes, o estudo mostra ainda que, no caso das pessoas com esse perfil e com doenças cardiovasculares, o perigo de um infarto ou isquemia aumenta em 24%. De acordo com os pesquisadores, a hostilidade estaria ligada também a maus hábitos. De maneira geral, segundo eles, as pessoas mais agressivas dormem mal, exercitam-se pouco, fumam mais e aderem menos aos tratamentos de saúde.

No caso da relação com a raiva, os especialistas dizem que nos momentos de agressividade o organismo libera adrenalina, hormônio que eleva a frequência e a força dos batimentos cardíacos e causa contração das artérias, dificultando a passagem do sangue. A pressão arterial também aumenta, fazendo com que o coração necessite de mais oxigênio, contribuindo para um quadro perigoso para aquelas pessoas que já sofrem de algum comprometimento das artérias, mesmo que pequeno e não diagnosticado.

É nesse cenário que pode ocorrer um entupimento dos vasos, levando a um desequilíbrio na oxigenação do coração e contribuindo para a ocorrência de isquemias e infartos.

Fonte: Terra, www.terra.com.br