Cabelos:Solucione dúvidas sobre hidratação

Dicas para não gastar demais com os produtos que mantêm os fios saudáveis e melhorar os resultados desse tratamento

O cabeleireiro Marcos Vianna lista os rituais diários para você manter o cabelo hidratado, com brilho e com crescimento saudável. Entre as orientações, Marcos afirma que não é preciso fazer hidratações apenas nos salões para manter as madeixas nutridas. Confira:

Fazer hidratação caseira funciona?

Sim, desde que a cliente siga corretamente a orientação de um bom profissional, capacitado, quanto ao produto indicado e maneira de usá-lo. Produtos comprados em perfumarias, farmácias, mercados sem uma boa orientação nem sempre trazem bons resultados, até porque para potencializar o efeito os salões dispõem de recursos e equipamento especializado para isso. O ideal é consultar o profissional que irá recomendar os melhores produtos para hidratar os fios em casa.

De quanto em quanto tempo deve-se hidratar os fios em casa? E no salão?

Todo cabelo requer hidratação. Uma vez por semana, é aconselhável fazer uma hidratação leve em casa, para um cabelo saudável. Para cabelos danificados só hidratar não resolve. Ele requer um tratamento mais profundo que repõe a queratina - o principal aminoácido de formação do fio de cabelo - além de antioxidantes, ácido-graxos essenciais e hidratantes botânicos.

Posso trocar o condicionador pelo creme hidratante?

Sim, dependendo da qualidade do produto. Existem cabelos que precisam de um condicionamento mais hidratante. Para cabelos mais oleosos com o pH mais ácido, um condicionador específico é o suficiente. Para um cabelo mais poroso, quebradiço e com um pH mais alcalino a substituição é adequada e inclusive recomendada, trocando o condicionador por um hidratante.

Abacate e Babosa hidratam realmente os fios? Como usá-los?

Hidratam, mas não reconstroem ou reestruturam. Abacate e babosa contêm lipídios e hidratantes muito usados na formulação química de diversos produtos capilares. Para um cabelo saudável, levemente ressecado, surtem resultado quando usados da seguinte forma: extraindo o sumo da babosa e misturando ao creme do abacate que devem ser usados logo em seguida.

Quanto mais tempo o hidratante ficar no cabelo, é melhor?

Não. Uma hora é o tempo máximo para um bom hidratante atuar no cabelo, e depois disso não fará mais efeito. É importante a eficiente lavagem, aplicação e distribuição do produto, o enxágue com água não muito quente e o secar com a toalha não agredindo o cabelo esfregando-o, mas sim apertando e apalpando o cabelo.

Aplicar o creme na raiz do cabelo prejudica os fios?

Sim, em sua maioria, sendo a exceção os couros cabeludos ressecados. Não se deve aplicar creme na raiz do cabelo, principalmente durante o outono/inverno, onde os distúrbios do couro cabeludo são mais frequentes.

Toalha ou touca ajudam a hidratação ficar mais potente?

Particularmente não recomendo toalhas quentes e úmidas para potencializar uma hidratação pois podem remover o produto aplicado. E melhor usar uma touca térmica (não elétrica), que trabalha com o próprio calor da cabeça da pessoa, o que é o suficiente para potencializar bem a hidratação.

Fonte: Abril, www.abril.com.br