Taís Araújo marca a volta dos cachos

Para ter esse resultado, Taís ganhou fios naturais importados do Haiti

Quando interpretava Alícia em A Favorita, Taís Araújo exibia o cabelo extremamente liso, com franja e em um tom preto escuro. Nada mais apropriado para uma patricinha que vivia à custa de seu pai, o deputado Romildo Rosa (Milton Gonçalves). Agora, na pele da bem-resolvida Helena, protagonista de Viver a Vida, ela assume os cachos e deixa o visual afro em destaque no horário nobre da TV. "As novelas mostram que ter cabelo crespo ou cacheado não é algo "incomum". Isso incentiva a mulher a deixar seu cabelo natural", afirmou a cabeleireira Marleila Aguiar.



Para ter esse resultado, Taís ganhou fios naturais importados do Haiti. A nova aparência é composta 50% pelo próprio cabelo da atriz e o restante pelo megahair. Segundo Luís Ferreira, que cuida da caracterização dos personagens de Viver a Vida, o cabelo é muito fácil de pentear e não dá nenhum trabalho. Mas, atenção, isso nem de longe quer dizer que os cuidados devem ser dispensados. "Todo tipo de cabelo requer cuidado. A diferença do afro ou cacheado está na oleosidade natural, produzida pelo couro cabeludo, que não chega até as pontas. Por isso, existe a necessidade de reposição lipídica (oleosidade) e de proteínas. Cremes que possuem azeite de oliva em sua composição são ótimos para resolver o problema", disse Marleila, que é consultora técnica da Embelleze .

O segredo de Taís Araújo, como conta Wilson Eliodorio, seu cabeleireiro há quatro anos, está na escova progressiva. "Diferente do que muitos pensam, a técnica não é usada para alisar os fios, mas, sim, para hidratá-los e, consequentemente, "soltar" os cachos, além de dar brilho e maciez."

De acordo com a profissional da Embelleze, a procura por produtos de relaxamento e amaciamento ainda é grande, no entanto, o objetivo não é mais alisar. "A intenção é disciplinar os cachos", define. Portanto, é possível afirmar que o cabelo da moda é o que segue o estilo natural. "A tendência é por um visual naturalmente bonito, independente do tipo de cabelo ou cor". Para quem tem fios afros, a receita está em definir os cachos e controlar o volume.

Corte: o ideal é não manter o cabelo em fio reto. "O corte deve ser desconectado ou desfiado, de preferência nas pontas, para dar leveza, independente do tamanho", afirmou Marleila.

Hidratação: use cremes sem enxágue diariamente e faça hidratações semanal ou quinzenalmente (a periodicidade depende do nível de oleosidade natural de seus fios).

Penteado: para desembaraçar, comece pelas pontas e depois vá para a raiz. O cabelo afro fica com os cachos mais definidos se for penteado ainda úmido; evite penteá-lo a seco.

Fonte: Terra, www.terra.com.br