Teste constata só dois desodorantes eficazes

Análises feitas pela PROTESTE também mostram que só três de 12 têm efeito por 24 horas apesar desta informação na embalagem

A PROTESTE Associação de Consumidores avaliou 12 desodorantes em aerossol, sendo 5 femininos, 5 masculinos e dois unissex e constatou que nove deles induzem o consumidor a erro ao informarem que têm efeito por 24 horas. Apenas três desodorantes realmente resistem por um dia, por isso a PROTESTE encaminhou os resultados da avaliação à Anvisa para que os rótulos sejam reformulados.

O Bí-O Cool informa que o efeito dura 48 horas. No entanto, o teste de eficácia constatou que apenas Axe e Nivea (para homens) resistem realmente por um dia . Entre os femininos, somente o Adidas apresentou desempenho considerado bom após 24 horas.

Ao final da análise, apenas quatro dos 12 desodorantes testados foram considerados bons produtos: Axe, Nivea e Rexona (para os homens) e Adidas (para as mulheres). Os demais, com exceção do Natura, são produtos de desempenho medianos. O desodorante Natura Erva Doce apresentou o pior resultado do teste, apesar de sua fórmula conter os mesmos princípios ativos dos demais produtos testados.

Nas análises a PROTESTE avaliou o pH, a concentração de alumínio, a espalhabilidade e a eficácia dos desodorantes em aerossol mais vendidos no país. Para checar se os produtos se mantinham eficazes por 24 horas, foi usado o método "sniff test".

No teste "sniff" as pessoas lavam os braços com sabão neutro e sem cheiro no laboratório e aplicam quatro espirradas de cada desodorante em apenas um braço, deixando o outro sem desodorante algum. Após o produto secar, os voluntários vestem uma camiseta padrão e realizam tarefas cotidianas. Após 24 horas de uso contínuo das camisetas, especialistas as cheiram, comparando os resultados entre os braços.

Axe e Nívea (masculinos) foram os únicos considerados realmente muito bons em afastar o cheiro de suor dos voluntários. O pior neste aspecto foi o Natura Erva Doce. Já na resistência da fragrância, apenas Adidas e Dove (femininos) ainda apresentaram resquícios considerados aceitáveis do cheiro após 24 horas.

Em relação aos cheiros, o teste levou em consideração somente a durabilidade do perfume do desodorante. E a avaliação da eficácia dos desodorantes incluiu a análise do cheiro de suor nos braços de voluntários e o quanto ainda havia da fragrância do produto após 24 horas de uso contínuo.

Os produtos analisados foram : Masculinos - Axe Seco Click ; Nivea for Men Dry Impact; Rexona Men Active; Adidas Ice Dive; Bí-o for Men; Femininos -

Adidas Pure Lightness; Dove Original; Rexona Women Crystal Bí-o Naturals; Nívea Pure Invisible; e Unissex - Francis e Natura Erva Doce.

A metodologia escolhida pela revista não é tendenciosa como alega a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos ABIHPEC. O método snif também é usado pelos fabricantes para desenvolvimento dos produtos e é considerado válido pela Anvisa.

A PROTESTE como entidade independente não tem por norma consultar entidades setoriais quanto a metodologia a ser utilizada nos testes. As análises são baseadas em normas nacionais e internacionais. Quando as regras nacionais são permissivas ou desatualizadas a entidade se vale de legislação e métodos internacionalmente reconhecidos.

Os testes comparam a qualidade e a segurança de produtos de várias marcas e informa o consumidor sobre a qualidade dos produtos disponíveis no mercado para que possam fazer escolhas adequadas.

Fonte: Proteste