Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
••• atualizado em 16 de Abril de 2009 às 07:49

Tratamentos para combater flacidez facial

PUBLICADO POR


Repórter

Um rosto com aspecto firme e jovem, com contornos definidos, harmônicos e pele bonita, mesmo com o passar dos anos, é o desejo da maioria das mulheres. Com o envelhecimento do organismo, o rosto é a parte do corpo que mais evidencia as marcas do tempo: apresenta rugas profundas ou mais superficiais, ocorre um decaimento das maçãs do rosto, a pele vai ficando flácida dia após dia.

Com o avanço da medicina estética, existem técnicas e tratamentos que ajudam a suavizar o processo de flacidez facial, aliadas com cuidados diários, como limpeza, hidratação e uso de protetor solar e de uma alimentação equilibrada.

?A pele, por ser o maior órgão que possuímos, é um reflexo dos cuidados que temos com ela e com nós mesmos no dia-a-dia?, ressalta a dermatologista Ana Cristina Fasanella, de São Paulo.

A especialista indica que conhecer o problema das marcas faciais é tão importante quanto distinguir suas causas. Entenda abaixo como ocorre a flacidez facial e os resultados animadores dos tratamentos estéticos.

1. A partir de qual idade a pele do rosto começa a ficar flácida?

Existem estudos que mostram que o processo de perda de colágeno e, consequentemente, a flacidez que se inicia entre os 25 e 30 anos.

2. Quais os agentes externos e genéticos que influenciam neste caso?

Entre os fatores externos temos, principalmente, o sol, fumo, sedentarismo e má alimentação. A genética pessoal de cada indivíduo também conta neste caso.

3. Existe alguma característica racial que predomina no aparecimento imediato da flacidez?

Sim, as características raciais influenciam. A pele negra tem fibras colágenas mais densas, além da proteção natural de melanina, que filtra melhor o raio ultravioleta do sol, que é um importante fator que leva ao envelhecimento. Já na pele branca, o baixo percentual de melanina favorece uma maior exposição solar, o que acentua o processo do fotoenvelhecimento.

4. Quais as técnicas para tratar a flacidez facial?

Existem várias técnicas. Dentre elas destaco:

Preenchimento com Ácido Hialurônico: esta técnica melhora a textura e firmeza da pele, pois quanto maior a perda de firmeza da pele (flacidez), mais rápida é a evolução para o envelhecimento. O Ácido Hialurônico ajuda a trazer de volta a firmeza e tensão da pele, inibindo o processo de envelhecimento;

Sculptra: o Ácido poli-L-lático tem como indicação remodelar o contorno facial, assim como melhorar cicatrizes de acne e tratar rugas do pescoço, além do envelhecimento das mãos. Toda essa abrangência vem do fato de ser um preenchedor medicamentoso que estimula a produção do colágeno dérmico, que promove sustentação à pele. Existe na Europa há mais de 20 anos e, no Brasil, há 4 anos tem se destacado.

Starlux DeepIR (Infravermelho profundo): luz infravermelha de pulso extra-longo para aquecimento dérmico profundo sustentável. O aquecimento promove a nova formação do colágeno, diminuindo o tecido adiposo, melhorando a flacidez e textura da pele.

Accent: aparelho que produz uma energia eletromagnética que promove aquecimento volumétrico controlado. Duas antenas (ponteiras) emitem radiação eletromagnética na freqüência de 40.68 MHz que provoca oscilação das moléculas de água. Esta oscilação transforma a energia eletromagnética em energia térmica. O aquecimento promove regeneração do colágeno, quebra de tecido adiposo e fibroso, aumento da circulação e drenagem de fluidos.

5. Existe uma técnica indicada para cada idade?

O tratamento ou técnica a ser aplicada não depende da idade e sim da condição de saúde do paciente.

6. Quais os cuidados que se deve ter com a pele para adiar o aparecimento da flacidez?

Prevenir os agentes externos e tratar a pele com produtos que estimulem a produção de colágeno, sendo que um dos principais é o creme com retinóides.

7. Os resultados aparecem quanto tempo após o início do tratamento?

Dependerá de cada procedimento. No caso do Ácido Hialurônico, o resultado é imediato. Já o Ácido poli-L-lático, demora de um a três meses, após a primeira sessão; o Starlux DeepIR, após segunda sessão; e o Accent entre a terceira e a quarta sessão.

8. A ginástica facial é indicada para este caso?

Não existem trabalhos científicos do resultado efetivo da ginástica facial para combater a flacidez facial.

9. Existe algum tipo de alimentação que influencia na melhora da flacidez? Quais? O que eles contem?

Sim, os alimentos ricos em proteína principalmente (é a partir dela que se dá substrato para formação de colágeno). Então, aposte numa dieta com muita carne magra (peixe de preferência) ou leite e derivados, ovos, frutas e verduras escuras e cruas.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
71013,noticias

Manchetes em destaque

ver todas as manchetes
Exibir em:

AKICOMPRO

Redes Sociais

  • Google +1
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook