Uva reduz os risco de doenças do coração

Uva reduz os risco de doenças do coração

Fruta ajuda a melhorar funções cardíacas e diminuir problemas de síndrome metabólica

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluíram que consumir uvas pode reduzir riscos de doenças do coração e a síndrome metabólica - excesso de gordura na barriga, aliado ao alto índice de triglicérides. Isso acontece por causa dos antioxidantes contidos na fruta.

A síndrome metabólica afeta em média 59 milhões de americanos e é geralmente o propulsor da diabetes tipo 2.

Os pesquisadores estudaram os efeitos dos tipos mais comuns de uva (verdes, vermelhas e roxas) que foram misturadas e integradas na dieta de ratos de laboratório, parte deles consumistas de uma dieta altamente calórica, no melhor estilo americano.

Todos os ratos usados na pesquisa são de uma raça mais propensa a ter sobrepeso.

Depois compararam os ratos que consumiram a mistura enriquecida de uvas e os que não receberam. Entre estes últimos, adicionaram as calorias e o açúcar ganho pelos outros pela mistura de uvas.

Depois de três meses, os ratos que receberam a mistura de uvas diminuíram sua pressão arterial, melhoraram a função cardíaca e reduziram indicadores de inflamação no coração e no sangue comparado aos ratos que não consumiram a mistura de uvas.

Diante do resultado, Steven Bolling, cirurgião do laboratório de proteção cardiovascular e um dos pesquisadores, afirma que uma dieta rica no consumo de uvas pode ter como efeitos benéficos para a saúde.

- O efeito dos antioxidantes é ativado para proteger as células do coração causadas pelo efeito da síndrome metabólica.

Fonte: r7