Veja 10 dicas de "looks" para usar no ambiente de trabalho neste verão

É preciso tomar cuidado para não parecer à vontade demais

Boa parte das pessoas não tem o privilégio de tirar férias no verão e descansar, de preferência em uma praia. Quem trabalha em cidades onde o calor predomina nesta época do ano tem que lidar com a missão de escolher as roupas adequadas para as altas temperaturas e, assim, equilibrar a elegância com o bem-estar, sem passar calor nem embaraços no escritório.

?É importante transmitir uma imagem de profissionalismo. A moda está muito diversificada e acessível, é possível vestir-se de forma elegante e leve ao mesmo tempo durante o verão?, diz a especialista Luciane Rafacho, do Ateliê Donna OWL, em São Paulo. Mas ela alerta que são necessários cuidados simples para não parecer à vontade demais, mesmo em locais que permitem uma roupa mais casual. Veja abaixo os looks recomendados por Luciane:


Veja 10 dicas de

Veja 10 dicas de

Veja 10 dicas de

Luciane diz que a rasteirinha, que está em alta, pode ser usada se o ambiente não pedir um look formal. ?Porém, é recomendável escolher uma que prenda no calcanhar?, alerta.

A blusa com alcinha pode, de preferência de seda, que não seja transparente e nem muito decotada. ?É a cara do verão e fica muito bem com uma calça ou bermuda de alfaiataria.?

Em relação ao comprimento da saia e do vestido, a especialista diz que o elegante mesmo é usar os trajes no comprimento do joelho. ?Se o ambiente permitir, quatro dedos acima do joelho ainda deixa a mulher elegante e confortável, desde que não seja uma saia muito justa?, afirma.

As mulheres podem apostar ainda na bermuda de alfaiataria com um corte mais moderno e vale ainda mais quando arrematada por uma camisa.

Luciane diz que é importante que a pessoa respeite as limitações do seu corpo na hora de se vestir. ?Mesmo para quem não está acima do peso roupas curtas, decotes e transparência não são adequadas para o ambiente de trabalho?, alerta. Em relação a blusas com transparência, Luciane diz que só é permitida se sobrepor uma regata.

O chamado colour block, estilo que mistura várias cores vibrantes no mesmo look, é uma ótima opção, segundo ela. ?Procure optar sempre por uma cor que favoreça o tom da pele?, diz.

Em relação aos homens, a especialista diz que se puder trabalhar com calça jeans, é recomendável não combinar com um tênis e camiseta, pois é muito informal. ?O ideal é colocar o jeans com uma camiseta, um sapatênis e arrematar com um blazer, que deixa o visual cheio de estilo, sempre respeitando a profissão e o ambiente de trabalho. Já o look calça social mais t-shirt é elegante e moderno. Para o homem, no máximo listras. Deixe a camisa estampada para as férias?, afirma.

Fonte: G1