Veja como usar óleo de coco, favorito de famosas como Brunet

Veja como usar óleo de coco, favorito de famosas como Brunet

Especialistas dão dicas de como aplicar o produto na pele e nos cabelos

Yasmin Brunet diz que passa óleo de coco na pele e nos cabelos. A top Bárbara di Creddo também não abre mão. Faz tempo que o produto deixou de ser apenas mais um ingrediente na cozinha para cair na nécessaire das famosas. Mas, afinal, qual o poder do óleo de coco e como usá-lo, de fato, como produto de beleza? Abaixo, profissionais dão as dicas. Confira!

Cabelos

?Rico em vitamina E e ácidos graxos, o óleo de coco é um poderoso hidratante que age na porção interna do fio, reconstruindo-o e fortalecendo-o. Ideal para cabelos secos e sem vida, é capaz de proporcionar brilho e maciez aos fios, se usado da maneira correta. Por exemplo, quando a mulher faz chapinha, ela danifica a cutícula do fio e expõe o córtex, facilitando a fratura do pelo. Todos os tratamentos capilares têm por finalidade evitar essa quebra e melhorar a tonificação do fio. O óleo é um deles, pois aumenta a resistência do cabelo?, diz Lela Athanasio, terapeuta capilar do Crystal Hair, no Rio.

?Diferentemente do silicone, o óleo não vai formar uma camada ao redor do cabelo e dar aquela sensação de hidratação momentânea. Ele é totalmente absorvido pelo fio. Justamente por conta disso, não deve ser aplicado puro no cabelo, porque não tem aderência. O óleo de coco pode ser usado misturado a algum cosmético. Pode estar entre os componentes de uma máscara de hidratação, condicionador, xampu...", explica o hairstylist Marcio Mello, do salão carioca Éclat.

Lela ensina uma receita que pode ser feita em casa, para aplicar nos cabelos:

ingredientes: 1 coco verde (água e polpa) e óleo de coco. Bata no liquidificador a polpa de coco acrescentando lentamente a água de coco. Misture 4 gotas de óleo de coco. Faça isso até atingir uma consistência pastosa. Aplique após lavar os fios com xampu antirresíduo. Deixe agir por 30 minutos e enxágue com água em abundância. Se quiser, envolva o cabelo em plástico filme, para aquecer.

Pele

?Recomendo usar o óleo de coco para deixar a pele mais macia. Passe algumas gotas junto com seu creme de rosto. Também dá para usar como demaquilante, porque ajuda a acalmar a pele e evita qualquer irritação. Mas não deve ser usado por quem tem a pele muito oleosa. Também pode ser usado para acalmar a pele queimada de sol, ajudando na hidratação e trazendo alívio para a área?, conta Luana Rachele, esteticista da Ophicina do Cabelo.

Fonte: EGO