Vitaminas e minerais ajudam a perder peso

Os resultados sugerem que, em pacientes obesos, a suplementação multivitamínica e mineral pode reduzir o peso corporal e a gordura

Um estudo publicado no International Journal of Obesity revela que a suplementação de vitaminas e minerais pode auxiliar pessoas obesas a perder peso e a melhorar as taxas de colesterol. O estudo ? realizado na China ? teve como objetivo entender os efeitos da suplementação de micronutrientes no controle do peso corporal, balanço energético e metabolismo de lipídios em indivíduos com sobrepeso excessivo.

Foram avaliadas 96 mulheres chinesas obesas, com índice de massa corporal (IMC) acima de 28 e idade entre 18 e 55 anos. As pacientes foram divididas em três grupos: o primeiro recebeu suplemento de multivitamínico e mineral, o segundo, somente suplemento de cálcio e o terceiro um comprimido de placebo.

Após 26 semanas, as pacientes que receberam o multivitamínico apresentaram peso corporal, massa gorda e colesterol significativamente menor do o grupo que recebeu placebo. O grupo que recebeu cálcio também apresentou níveis de colesterol de baixa densidade significativamente melhores em comparação com o grupo que recebeu placebo.

Os resultados sugerem que, em pacientes obesos, a suplementação multivitamínica e mineral pode reduzir o peso corporal e a gordura possivelmente por aumentar o gasto energético e oxidação de gorduras. Os pesquisadores concluíram que indivíduos com sobrepeso podem precisar de quantidades maiores de vitaminas e minerais para lidar com a carga elevada do consumo energético.

Fonte: Abril, www.abril.com.br