Mouse invisível faz mexer no PC com gestos

Mouse invisível faz mexer no PC com gestos

Sistema interpreta movimentos dos dedos por meio de laser infravermelho e câmera

Pranav Mistry, Pattie Maes and Liyan Chang, pesquisadores do Laboratório de Mídia do MIT (Michigan Institute of Massachusetts), nos Estados Unidos, conseguiram criar um mouse invisível por apenas R$ 35.

Usando um laser infravermelho e uma câmera de monitoramento, o sistema ?sem mouse? registra e interpreta os movimentos da mão do usuário e os traduz em ações na tela, como o movimento do cursor e o clique nos botões, tecnologias que lembram muito o sistema do Wii, da Nintendo.

O feixe plano é direcionado acima da superfície da área usada pela pessoa. Quando o usuário imita o formato das mãos ao redor do mouse, como se estivesse realmente segurando um, o feixe é "quebrado" nos pontos em que cada dedo toca a superfície.

Depois, a câmera registra e interpreta as mudanças de formas na área e as traduz em movimentos ou ações, como o clique e o duplo clique.

Os desenvolvedores ainda estão melhorando os algoritmos de monitoramento e de reconhecimento para construir uma biblioteca de comandos, que deverão permitir vários tipos de movimentos além dos cliques.

O protótipo do sistema deverá custar apenas R$ 35.

Fonte: r7