Culto na internet relança pior filme do mundo

Depois de ter virado piada na net, Troll 2 é relançado junto com documentário

Imagine que exista um filme que seja ainda pior que Plan 9 From Outer Space, do dito pior cineasta de todos os tempos, Ed Wood. A competição é acirrada nesta área, mas, se há um candidato honesto a desafiante este é Troll 2.

Troll 2 foi rodado em 1989. A culpa é do diretor Claudio Fragasso ? só o nome dele já é indício de ?pior de todos os tempos? ? que pegou uma corja de atores amadores e se meteu com eles no mato para perpetrar uma obra prima pontuada com diálogos absurdos, cenas sem sentido e atores de braços duros.

Troll 2 nem é uma continuação de Troll, de 1986. Pelo menos não, oficialmente. O filme Troll original era, por assim dizer, um filme. E os trolls de Troll 2 nem são trolls: são duendes. Tudo é tão errado quanto pode ser. Como era de se imaginar, o filme foi lançado direto em VHS e não viu nem sombra de tela de cinema.

Só que, a partir de um fenômeno com qual é melhor a gente começar a se acostumar, o filme renasceu.

Sabe-se lá por que cargas d?àgua, o filme foi relançado em DVD em 2004. Então, o povo na internet começou a postar trechos no Youtube e - como mau gosto é uma coisa que a gente não só tem como, também, não tem como evitar ? Troll 2 virou um culto como Plan 9 From Outer Space foi, só que na era da internet.

Michael Stephenson fez o papel de Joshua, o menino que os trolls ? que, na real, são duendes ? querem transformar em árvore. Desde que o filme foi relançado, sua vida deu uma guinada. Dia após dia, apareciam mensagens perguntando ?você é o menino de Troll 2?? na caixa postal de na sua página no MySpace.

No começo, ele ficou irritado. Ele queria esquecer que havia feito Troll 2. Tudo bem: as lembranças eram boas, mas o filme não havia dado em nada. Por causa dele, por muito tempo, seus conhecidos faziam piada com o fato de ele ser ?o menino de Troll 2". Ele não podia conhecer uma menina que a primeira coisa que fazia era pensar se ela sabia do seu passado e, caso não soubesse, como ele faria para contar.

Entretanto, aos poucos ele navegando de site para site na internet e foi descobrindo que Troll 2 tinha fãs ? muitos fãs. Acostumado a ser molestado por ter feito o filme, ele não era capaz de reconhecer o carinho de fãs verdadeiros. Quando isso aconteceu, o mundo mudou.

Em uma matéria recente publicada pela revista Wired, Stephenson diz que a internet foi o combustível para alimentar as chamas que fizeram com que Troll 2 renascesse.

- A internet fez com que o filme se tornasse acessível para todos e os fãs perceberam que eles não eram os únicos que gostavam daquilo.

Foi meio que na tentativa de entender este fenômeno que Stephenson acabou fazendo um documentário chamado Best Worst Movie ? ?Melhor Pior Filme?, em português ? que está sendo exibido pelos EUA em sessões duplas em que Troll 2 é exibido junto. Ou seja: 20 anos depois de seu lançamento, Troll 2 está, finalmente, passando no cinema.

O sucesso tem sido tão grande que há até planos para se fazer uma continuação, que seria um Troll 3.

Com a atual mania de se lançar filme em 3D, a sugestão de Esquisitices fica sendo que se lance com o nome de Troll 3 em 2D.

Veja mais no site oficial do documentário: bestworstmovie.com

Fonte: R7, www.r7.com