RITUAL: Excesso de cadeados apaixonados põe em risco ponte de Paris

Pont des Arts teve sua última reforma em 1984 e tem problemas estruturais. Local sobre o rio Sena tem milhares de cadeados com promessas de amor.

A Pont des Arts de Paris, conhecida por abrigar milhares de cadeados de casais apaixonados sobre o rio Sena, está sofrendo riscos estruturais por conta do peso dos objetos.


Excesso de cadeados apaixonados põe em risco ponte de Paris

Segundo autoridades, o maior problema está na estabilidade da ponte, o que pode acarretar em rachaduras e possíveis complicações futuramente, informou a agência de notícias EFE.

O local tem 155 metros de decks de madeira, além de corrimão, e teve sua última reforma no ano de 1984, o que preocupa tanto turistas quanto o governo local.


Excesso de cadeados apaixonados põe em risco ponte de Paris

A tradição de anexar o cadeado na ponte tem feito amantes viajarem de todas as partes do mundo para a capital francesa para enfeitar o local, já recheado de cadeados, com mensagens de amor. Por conta da grande quantidade de visitas, o monumento se transformou em uma "atração turística" francesa.

Dufayet, o engenheiro responsável pela ponte, diz que problemas futuros poderão ocorrer por conta do peso, mas que "hoje essa prática não envolve riscos estruturais para as grades da Pont des Arts". "Regularmente agentes procuram buracos ou elementos metálicos que podem ser perigosos, especialmente para as crianças", completa Dufayet.

Já para as autoridades municipais, porém, os símbolos românticos trouxeram nada mais do que dor de cabeça, já que o peso do metal atrai ladrões, que tentam removê-los usando cortadores de fio, e também causam danos estruturais.

Fonte: G1