Gordura é o sexto sabor, defendem cientistas australianos

Mas cientistas australianos querem alargar esta lista: eles defendem que o sabor "gorduroso" seja incluído como o sexto sabor

Hoje, a neurociência admite que hajam cinco sabores: o doce, o salgado, o amargo, o azedo e o umami - aquele do Ajinomoto.


Mas cientistas australianos querem alargar esta lista: eles defendem que o sabor "gorduroso" seja incluído como o sexto sabor.

De acordo com o estudo, que foi publicado na revista científica Flavour, a gordura tem todas as características para ser considerada um sabor: provoca efeitos fisiológicos específicos e pode ser detectado pelas papilas gustativas quando isolado de outros sabores.

De acordo com os pesquisadores, os seres humanos possuem níveis diferentes de tolerância ao sabor da gordura. Eles encontraram um paralelo entre a sensibilidade ao sabor gorduroso e à chance de engordar: aqueles com alta sensibilidade à gordura ingeriram menos comidas gordurosas.

Isso pode ter aplicações positivas na engenharia de alimentos. É possível, a partir do estudo das propriedades do sabor gorduroso, criar substitutos menos danosos à saúde, assim como existem adoçantes artificiais que fazem as vezes do sabor doce.

"Em estudos anteriores, mostramos que aqueles mais sensíveis à gordura comem menos. Isso é um conhecimento poderoso a pesquisas das indústrias alimentícia e da saúde sobre o crescimento de nossas cinturas", disse o pesquisador Russell Keast em comunicado à imprensa.

Fonte: Brasil Post