Violonista canadense faz concerto no Palácio da Música

Violonista canadense faz concerto no Palácio da Música

Violonista canadense faz concerto no Palácio da Música

O violonista canadense Thierry Bégine-Lamontagne vai ministrar um masterclass, nesta segunda-feira, no horário das 9h às 12h, no Palácio da Música. À noite, o músico realiza concerto para os teresinenses. A entrada é gratuita para os dois eventos.

Nascido em uma família de músicos, Thierry estudou no Real Conservátorio de Música de Toronto com Claude Prud’homme, onde recebeu menção especial em Québec.

Em 2003, participa de um curso de aperfeiçoamento em Viena, com Álvaro Pierri. Em 2004 ganha o primeiro prêmio em nível universitário no Concurso de Guitarra Drummondville e nos anos seguintes, nos concursos de Sorel-Tracy e “Jóvenes Artistas”, da Rádio Canadá.

Em 2006 ganhou os seis concursos dos quais participou, entre eles o Concurso Internacional de Lachine e o Concurso de Música de Canadá. Em 2007 obteve o primeiro lugar no Concurso del Gran Premio de Guitarra e no Festival- Concurso de Música de Sherbrook, este último um concurso multi-instrumentista onde concor-reu nas categorias Recital e Concerto. Com isso garantiu a participação na final do Festival Nacional de Música, que também ganhou.

Em 2009 obteve o Segundo lugar no Concurso de Robert J. Vidal. Em 2011 foi vencedor no Concurso Internacional Juan Arcas. Também nesse ano foi segundo colocado no Concurso Ciudad de Coria.

Atualmente, Thierry estuda Licenciatura na Universidade Laval em Quebec. Em 2013 venceu o Concurso Internacional de Guitarra José Tomas – Villa de Petrer/Espanha. Sua turnê pelo Brasil faz parte da premiação deste concurso.

O Palácio da Música de Teresina é mantido pela Prefeitura, por meio da Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina e da Fundação Monsenhor Chaves, e fica localizado no cruzamento das ruas Treze de Maio e Santa Luzia, N° 1241, centro, antigo Mercados do Cajueiro.

Fonte: Jornal Meio Norte