Náuseas com creme dental? Saiba por que e como lidar!

Gestantes e pessoas que fazem tratamento para câncer se abalam

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Escovar os dentes é uma delícia, né? Ficar com aquele gostinho de pasta de dente na boca dá uma sensação de refrescância e limpeza... Bem, não para todo mundo. Muitas pessoas têm sensações desagradáveis ao utilizar creme dental, seja pelo sabor ou pela textura dos produtos. E entre essas pessoas estão, principalmente, as grávidas e pessoas que estão fazendo tratamentos contra algum tipo de câncer. Vamos entender por que isso acontece e aprender dicas para lidar com esse problema?

Bem, não é segredo para ninguém que mulheres grávidas costumam ficar bastante enjoadas no primeiro trimestre da gestação. “A maioria das gestantes sentem náuseas devido a alteração hormonal, ficando mais sensíveis a cheiros, sendo os mais comuns os cheiros de comida, perfumes, produtos de limpeza e de higiene”, diz Rodolfo Segawa, cirurgião-dentista da clínica Allegra Odontologia.

Se você se encaixa nesse quadro é importante que saiba primeiro que: essa fase ruim vai passar. Depois, existem alternativas para manter a saúde bucal em dia sem sofrer toda vez que for escovar os dentes.

“Pessoas que apresentam náuseas aos cremes dentais devem procurar um que tenha um sabor agradável ao paladar, mesmo que tenha que experimentar vários até achar o ideal. Existem alguns produtos no mercado com sabor suave ou pode-se mandar manipular um produto em farmácias especializadas, pois dá para fazer creme dental sem essência”, diz o dentista.

Em último caso, ele diz que permite que suas pacientes abram mão dos cremes dentais nesse período, mas só se os outros itens da higienização não forem esquecidos. “De fato, os principais agentes de limpeza são a escova dental e o fio dental, portanto há a opção de não usar nenhum tipo de creme dental nessa fase, escovando os dentes apenas com água”, diz Rodolfo.

Mas ele aconselha que gargarejos com água gelada sejam incorporados na higienização e que a gestante não se esqueça de passar o fio dental e escovar muito bem a língua. “Durante a escovação da língua, evite colocar a escova na região muito posterior dela, essa prática também ajuda a evitar náuseas”, diz o dentista.

Quimioterapia 

Embora alguns métodos para lidar com o problema sejam os mesmo, as náuseas causadas pela quimioterapia tem outra causa e podem ter outras soluções.

“A função da quimioterapia é destruir as células cancerosas impedindo que elas cresçam e se multipliquem. Mas, durante esse processo, pode ser o a quimio também afete outras células, como as que revestem o estômago. Quando isso acontece, imediatamente estímulos são enviados ao cérebro que produz sensações de vômito paras tentar expelir o problema”, diz o oncologista Alberto Leme Rocha.

Porém, hoje em dia já existem remédios antieméticos para tentar controlar essas sensações. “Existem os que impedem que as células do estômago enviem sinais ao cérebro e os que fazem com que o cérebro deixe de receber os sinais de vômito”, diz Alberto.

Se, mesmo assim, os cremes dentais estiverem contribuindo para esse quadro, opte por trocá-los por um manipulado e sem essência, como foi sugerido acima. No entanto, a opção de abolir a pasta durante esse período deve ser muito bem discutida com seu dentista, pois o tratamento contra o câncer pode demorar tempo demais e inviabilizar essa opção.

O flúor contido nas pastas de dente é a maneira mais racional de prevenir e controlar a cárie dentária, pois ele fortalece o esmalte dentário e combate bactérias causadoras desse problema e, por isso, ficar muito tempo sem sua ação não é o mais recomendado pela maioria dos especialistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES