Afrânio aceitará fazer trégua de guerra contra família de Santo

Mãe de Santo vai até a fazenda de Saruê e enfrenta coronel

Em "Velho Chico", Afrânio (Antonio Fagundes) vai concordar em dar um descanso na guerra contra a família de Santo (Domingos Montagner).

O início de tudo vai ocorrer quando Cícero (Marcos Palmeiras) invadir a Cooperativa de Santo e não só destruir tudo, como manda o Coronel, mas ele aproveita para tentar se livrar também de seu inimigo. 

Cícero, contrariando as ordens recebidas, reúne seu bando e vai até a casa de Santo e lá troca tiros com ele e com Bento (Irandhir Santos).

Afrânio aceitará trégua contra Santo
Afrânio aceitará trégua contra Santo

Piedade (Zezita Matos) percebendo que a morte está chegando perto de seus filhos, toma coragem e vai até a fazenda de Saruê:

- Saruê!!! Saruê!!! Seu bandido!!! Eu estou aqui!

Os gritos acordarão o coronel, que imediatamente levantará da cama para saber do que se trata. Piedade ameaçará:

- Vim dizer que essa guerra agora acaba ou agora se começa! Aqui! Comigo, e às claras!

- Quem a senhora pensa que é para vir me botar ameaça? - questionará ele.

- Posso ser mulher ou o que for, coronel, mas coragem não me falta para lhe afrontar. Falta, não! Graças a Deus não preciso nem nunca precisei me esconder atrás de jagunço nenhum para fazer o que é direito! - afirmará ela, acreditando que Cícero tentou matar Santo por ordem de Afrânio.

- Vejo que a senhora perdeu, além do bom senso e do juízo, a noção de perigo.

- Não tenho medo de você, Saruê. Nem de você, nem da morte! Se o coronel quiser me matar, que seja macho de fazer o serviço com as próprias mãos! Se quiser acabar com minha família, vai ter que começar comigo, e vai ser já! À luz do dia! Não acoitado pelos escuros da noite como o senhor mandou fazer com meu filho!

Furioso, o coronel expulsará Piedade, mas Encarnação surgirá na hora e contrariará o filho, permitindo que a senhora se explique. A mãe de Santo, então, mostrará sua indignação pelo ataque ao filho:

- Já perdi muita gente por ordem vossa, coronel! A mim pouco importa de onde veio a ordem. Tendo sido ordem sua ou de quem quer que seja, essa briga enterrou meu amigo e o amor de minha vida! Estou aqui para dizer que ou ela vai me enterrar agora, ou não enterra mais ninguém! Senhora perdeu filho, Encarnação, e sabe bem onde é que dói o rasgo!

Encarnação se emocionará e concordará com a trégua.

- Essa terra já bebeu sangue demais! E guerra nenhuma vai recomeçar enquanto eu for viva! Só se for depois da minha morte! Então, a senhora vá em paz, e com a minha palavra. Que aqui ficamos em paz também - encerrará a centenária, que fará Afrânio aceitar o acordo.

Fonte: kogut.oglobo