Obama é mais popular que sua política, diz pesquisa

Apenas 45% das pessoas consultadas acham que Obama merece um segundo mandato de quatro anos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é considerado um "sedutor" por grande parte dos americanos - que, entretanto, se mostram mais reticentes em relação à sua política, segundo uma nova pesquisa publicada nesta quinta-feira, a 20 meses das eleições presidenciais de 2012.

De acordo com a sondagem, realizada pela universidade Quinnipiac, pouco menos de três quartos dos eleitores americanos entrevistados (74%) apreciam a personalidade de Obama, mas sua cota de confiança alcança apenas 46%, uma queda de dois pontos em relação à pesquisa precedente, em janeiro.

Apenas 45% das pessoas consultadas acham que Obama merece um segundo mandato de quatro anos à frente do país, enquanto 58% dizem desaprovar a maneira como ele lidou com a questão do déficit orçamentário federal.

"O presidente Barack Obama é um sedutor. Os americanos gostam muito dele, mas sua política não encanta tanto", observou Peter Brown, diretor adjunto do instituto de pesquisas da universidade.

"A pergunta, nos dois próximos anos, será: o que conta de verdade, sua personalidade ou sua política?", indicou Brown.

Vários analistas estimam que a sorte de Obama em 2012 dependerá da economia e do emprego, que se recuperam lentamente da pior recessão desde os anos 30.

A pesquisa foi realizada entre 21 e 28 de fevereiro com 1.887 eleitores, com margem de erro de 2,3 pontos.

Fonte: Terra