Orquestra Escola inicia trabalhos com novos talentos

A Orquestra Escola é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves

As inscrições para participar da Orquestra Escola encerraram essa semana. Neste sábado, já iniciam as aulas para os futuros músicos, que acompanham a preparação da OE para uma apresentação que ocorre no dia 03.

A Orquestra Escola é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, com apoio da Secretaria Municipal da Educação e da Casa das Linhas. Foram oferecidas vagas para qualquer jovem entre 9 e 17 anos com interesse em adentrar no universo da música erudita, do instrumento clássico.

As aulas para os futuros músicos piauienses têm início neste sábado, das 8h às 12h, no Palácio da Música. Na ocasião, eles assistirão ao ensaio geral para apresentação no dia 3 de setembro, às 17h30, no Palácio da Música. A entrada é franca. ?É uma apresentação que de encerramento de período letivo, mostrando o resultado de um semestre de esforço, desempenho e muita dedicação?, diz Antônio do Desterro, um dos coordenadores do projeto.

Segundo Desterro, ainda há vagas para alguns instrumentos, como contrabaixo, violoncelo e viola. Para maiores informações, entrar em contato com a coordenação da Orquestra Escola, que funciona no Palácio da Música. O telefone para contato é (86) 3215-7848.

A OE foi criada em 2004, a partir da necessidade de ter ?peças de reposição? para a Orquestra Sinfônica de Teresina, com aulas ministradas pelos próprios músicos da OST, sendo um meio, tanto de aprendizagem para as crianças, como para reconhecer o talento musical dos jovens. A Orquestra Escola oferece à população jovem, possibilidades de se tornarem profissionais da música.

?Alguns dos alunos da Orquestra Escola se destacaram tanto, que hoje, além de integrarem a Orquestra Sinfônica, são professores da OE?, destaca Antônio do Desterro.

Fonte: FCMC