PA: Bombeiros removem escombros após desabamento

PA: Bombeiros removem escombros após desabamento

Retroescavadeiras e cães farejadores são usados pelos bombeiros

O Corpo de Bombeiros e homens da Defesa Civil trabalham na madrugada deste domingo (30) na remoção dos escombros de um prédio em construção que desabou em Belém, no Pará. O acidente ocorreu no Bairro Nazaré, por volta das 14h deste sábado.

Segundo o major Augusto Sérgio Lima de Almeida, coordenador adjunto da Defesa Civil, cerca de 100 homens trabalham com máquinas retroescavadeiras para retirar o material acumulado após o desabamento do edifício.

?A rua foi isolada e todas as casas esvaziadas para que pudéssemos trabalhar com mais segurança. Há muito material para ser retirado. Vamos trabalhar durante toda a noite?, disse o major.

Cães farejadores também estão local para ajudar na localização das vítimas. O número de pessoas soterradas é incerto. Inicialmente, a Defesa Civil informou que havia cinco pessoas embaixo dos escombros. No início da madrugada, o major disse que este número pode chegar a sete. Duas pessoas, que estavam em casas vizinhas, conseguiram sair com vida.

Equipes da Cruz Vermelha e das polícias civil e militar estão no local para ajudar na retirada dos destroços do prédio, segundo informações da Defesa Civil.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o prédio fica na Travessa 3 de Maio, entre as avenidas Magalhães Barata e Governador José Malcher.

Obra regular

Segundo José Viana, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) do Pará, a obra do prédio está regular. "Pedi para analisar a documentação e está tudo certo. No que diz respeito ao controle do conselho, a construção está com todos os registros regulares."

Viana disse ainda que o prédio ao lado do que desabou será avaliado para saber se há risco de desabamento. "Não cheguei a entrar no prédio por questões de segurança. Apenas quem teve acesso so imóvel foram equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Os peritos dos bombeiros é que deveriam fazer um laudo pericial sobre a situação estrutural do prédio vizinho ao que desabou."

O presidente do Crea afirmou que o prédio estaria em fase de acabamento. "Não tenho muitas informações sobre o estágio da obra. Só sei que a construtora é conceituada, tem muitos empreendimentos de luxo já entregues em Belém, sem registro de problemas ou reclamações. Pelo que sei, o prédio estava na etapa de acabamento."

Fonte: g1, www.g1.com.br