SEÇÕES

Pesquisa revela: casar faz bem para a saúde

Pesquisa foi realizada por um cardiologista americano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por mais que você seja uma pessoa sem muita vontade de encontrar alguém com quem passar o resto de sua vida, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, a Ciência alerta: casar faz bem à saúde.

Parece que unir seus trapinhos com a pessoa amada é algo que melhora o seu funcionamento cardíaco. Quem é viúvo ou está divorciado, por outro lado, tende a apresentar mais doenças cardiovasculares. De repente a associação de amor e coração começa, finalmente, a fazer sentido.

Antes que você saia por aí falando que essa afirmação não tem nada a ver, saiba que ela é resultado de uma pesquisa feita com 3,5 milhões de norte-americanos. Os resultados foram apresentados em um congresso de cardiologia realizado em Washington.

De acordo com o responsável pela pesquisa, o cardiologista Carlos Alviar, da Universidade de Nova York, os resultados “não devem levar as pessoas a se casar, mas é importante saber que as decisões sobre com quem você está, por que e por que não, podem ter implicações importantes para a saúde vascular”.

Parece que quem tem uma aliança no dedo tem 5% menos de chances de desenvolver doenças cardiovasculares em relação a quem não está comprometido, é viúvo ou divorciado. Aliás, falando em divorciados, vale frisar que essas pessoas têm mais chances de desenvolver aneurismas, doença coronariana e AVC.

Já quem é viúvo tem mais chance de apresentar doenças vasculares e doença arterial coronariana quando comparado aos outros grupos de pessoas. É lógico que não é só o seu estado civil que contribui para esse tipo de problema de saúde. De acordo com Suzanne Steibaum, do hospital Lenox Hill, de Nova York, fatores como tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes e sedentarismo também estão altamente relacionados a esses problemas de saúde.

Explicações

Esse “favoritismo” ao casamento de dá pelo fato de que pessoas casadas tendem a ajudar seus parceiros, inclusive quando o assunto é ser mais saudável. Nesse sentido, vale frisar que os casados se alimentam melhor, fazem mais exercícios e tomam os medicamentos de que precisam.

Uma surpresa encontrada nos resultados foi a conclusão de que a parceria entre casados e a diminuição de doenças vasculares é mais presente em pessoas consideradas jovens, com idades inferiores a 50 anos. Nessa escala de idade, as pessoas apresentaram 12% a menos de chances de desenvolver doenças cardíacas e arteriais. Esse percentual cai para 7 entre os casados que têm de 50 a 60 anos e para 4 entre os pombinhos com mais de 61 anos.

Esses dados foram colhidos entre 2003 e 2008. Participaram da pesquisa cidadãos norte-americanos com idades entre 21 e 102 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos