Pesquisa revela porque algumas pessoas nascem destras ou canhotas

Estudo foi realizado por pesquisadores da Alemanha

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores da Universidade Ruhr de Bochum (Alemanha) detectaram a resposta definitiva do motivo pelo qual algumas pesoas nasceram canhotas ou destras. O estudo foi publicado na revista Elife.

Segundo a pesquisa, a capacidade de ser canhoto ou destro se desenvolve no útero, mas a causa não é o cérebro, mas a medula espinhal. Os cientistas descobriram que, nas oito semanas de gestação, já existem diferenças genéticas marcadas entre as mãos esquerda e direita. A expressão de certos genes da medula espinhal, responsável pelo controle do movimento das pernas e braços é diferente para cada um desses grupos.

Desde a década de 1980, sabe-se que "a preferência de usar uma ou outra mão se desenvolve no útero já na oitava semana de gravidez. A partir do décimo terceiro dia após o nascimento, os bebês já escolhem sugar o polegar direito ou esquerdo”, dizem os pesquisadores. Os movimentos das extremidades das crianças são controlados pela medula espinhal, que ordena um movimento com as instruções do córtex cerebral: no entanto, essas duas partes do corpo não são comunicadas em estágios iniciais de gestação, então os pesquisadores concluem que a capacidade de usar a mão esquerda ou mão direita é determinada diretamente pela medula espinhal.

Curiosidades sobre esquerdistas

Atualmente, entre 10 e 15% da população mundial é canhota. Enquanto há canhotos em alguns países em maiores taxas. Por exemplo, na Espanha, 12% da população são destras, enquanto no Japão apenas 2% são canhotos, e há uma maior porcentagem de pessoas canhotas nos países anglo-saxões do que no resto.

Além disso, há diferenças entre os esquerdistas: há esquerdas totais, aqueles que usam o pé, o braço, a mão, a orelha e o olho esquerdo melhor do que o direito, e as pessoas canhotas que usam algumas partes do corpo como canhotas e outros como destras.

Uma pesquisa em que participaram 1.400.000 pessoas, publicada na revista Laterality, descobriu que aqueles que usam a mão esquerda sofrem menos úlceras e artrite. Os cientistas teorizam que eles também poderiam preservar melhor a memória à medida que envelhecem, quando o processamento cerebral diminui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES