Pessoas falam de rituais e das tradições que atraem a boa sorte para o ano novo

Pessoas falam de rituais e das tradições que atraem a boa sorte para o ano novo

Desde a escolha da cor da roupa até comer romã, vale apostar nas mais diversas crenças

A passagem para o ano novo é sempre acompanhada de ritos, tradições e hábitos repletos de fé ou superstição. Entretanto, todas as ações possuem um objetivo comum, atrair a boa sorte e bênçãos para todo o ano que está chegando.

Nas religiões de matrizes africanas é muito comum que se lancem oferendas ao mar para os deuses e este ritual é repetido por muitas pessoas, mesmo as que não são religiosas.

Entretanto, o presidente da Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda (Aspaja), Pai Rondinele de Oxum, as oferendas para Iemanjá e Oxum são as ações mais recomendadas para atrair prosperidade, mas para o ano de 2014, os deuses Iansã e Xangô merecem uma atenção especial, por serem os regentes do novo ano.

?Como o ano de 2014 será regido pelos deuses Iansã e Xangô, a cor do ano será vermelha, que é a cor do fogo, representando muito bem esses orixás. Recomendamos que qualquer peça vermelha seja usada na virada do ano?, disse Pai Rondinele de Oxum.

Para as pessoas que devem passar o réveillon em família e não terão possibilidade de lançar oferendas ao mar, comer uvas também é um ato que pode ajudar a trazer a prosperidade desejada.

?É importante que cada um coma uma uva, faça uma forte oração, acenda incenso e vela para o ajo da guarda pedindo muita proteção e bênçãos para o próximo ano. Mas o importante é que tudo seja feito com carinho e amor, pois a força maior é a do coração?, reforça o pai de santo.

Sobre as virtudes que prevalecerão no ano de 2014, o pai de santo anuncia a justiça e mudanças ágeis. ?Xangô é o deus da Justiça, por isso, o ano será propicio para renovações, mudanças.

Muitas coisas que antes estavam amarradas poderão ficar mais abertas. Quem estiver enfrentando demandas judiciais, pode se apegar a este orixá também. Já Iansã é a deusa dos raios e trovões, por isso, a tendência é que as coisas funcionem de forma mais ágil e aconteçam rapidamente?.

Numerologia a favor da boa sorte

Através da Numerologia Pitagórica é possível obter interpretações completas sobre as tendências e características do próximo ano. A numeróloga Suely de Souza concluiu a análise do que será o próximo ano.

"A cor do ano de 2014 será violeta, pois o ano será regido pelo número 7, o qual corresponde a essa cor. Pela cabala, o animal será o peixe, que deve ser usado de qualquer modo".

Embora o número seja considerado carregado de muitas superstições, é na verdade um número sagrado e representa o Ano Universal. Quanto à cor, ela deve estar presente no cotidiano desde já; o peixe pode ser utilizado através de suas representações gráficas, amuletos etc. (S.R.)

Pequenas simpatias X mudanças de atitudes

Entre as tradições e rituais mais populares e eficazes, comer uvas e romãs é uma delas para atrair mais dinheiro e "saúde financeira" para o ano que está chegando.

A jornalista Sara Vasconcelos, embora não se considere supersticiosa, não esquece de fazer a sua pequena simpatia para atrair dinheiro. "Eu sempre como a romã, guardo sete sementinhas na carteira e faço isso há muito tempo. Embora nunca tenha ficado rica (risos), nunca falta dinheiro na bolsa".

O professor de História, Mário André Cruz, reforça que para ele não existem tradições religiosas e simpatias que sejam mais eficazes que a mudança de postura diante da vida. Ele não é adepto dos rituais comuns na passagem do ano nem da superstição.

"Eu não critico as pessoas que têm esses hábitos e simpatias. O meu ritual é avaliar tudo que não estava certo e satisfatório e procurar não cometer os mesmos erros. Gosto de adotar mudança de vida a partir do ano novo. Acredito que isso tem sido muito importante no meu desenvolvimento", disse.

Fonte: Samira Ramalho