Pessoas generosas são mais felizes, afirma pesquisa

Só a intenção de ajudar já ativa a felicidade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existe uma ligação entre generosidade e felicidade: segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, a simples promessa de ser mais generoso pode resultar em alterações no cérebro que estão ligadas à felicidade.

Para a pesquisa, que foi publicada no periódico científico Nature, os cientistas conduziram um experimento no qual prometeram dar uma quantia de dinheiro para 50 participantes. Estes foram divididos em dois grupos: um que teria que gastar o que recebeu em outras pessoas, e outro que usaria o dinheiro em benefício próprio. 

Os pesquisadores então realizaram ressonâncias magnéticas dos cérebros dos participantes, analisando três áreas: o córtex órbito-frontal, subdivisão do córtex pré-frontal que é ativado de acordo com as emoções, a junção temporal-parietal, onde o comportamento generoso é processado, e o estriado ventral, que é associado com a felicidade.

Observou-se que as regiões reagiam de formas diferentes de acordo com o grupo do qual participavam as pessoas analisadas. Aquelas que prometeram ser generosas e gastar o dinheiro com os outros em vez de si mesmas, por exemplo, apresentaram uma ativação na "área altruísta" do cérebro, que por sua vez, teve uma interação intensa com a parte associada com a felicidade. 

"Você não precisa ser um mártir para se sentir feliz. Ser um pouco generoso já é o suficiente", afirmou o cientista Philippe Tobler no anúncio do estudo. "É incrível que só a intenção de ser generoso gere uma mudança neural antes mesmo de ação acontecer."

Os cientistas continuarão o estudo para entender como a comunicação entre as três áreas citadas do cérebro pode ser treinada e reforçada e se as pessoas só são generosas para se sentirem felizes. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES