Produtor colhe "laranja" gigante após 10 anos

Produtor colhe "laranja" gigante após 10 anos

Fruta é típica da Ásia e já está sendo cultivada na Amazônia

Um produtor rural de Teotônio Vilela (AL) plantou uma muda de laranja em seu sítio, há dez anos, mas acabou colhendo uma outra fruta, o pomelo, que pode chegar a dois quilos e ter 25 centímetros de diâmetro. Segundo o agrônomo José Francisco Costa, da Secretaria de Agricultura de Alagoas, o pomelo é considerado o "pai" da laranja e é típico da Ásia.

Manoel Cardoso ficou surpreso quando percebeu que as "laranjas" demoraram a aparecer, mas mesmo assim resolveu permanecer com a árvore plantada. "Eu comprei a muda de um vendedor, que estava em um caminhão. Levei para o sítio e plantei. Agora, o pé está cheio depois de tanto tempo. É muito grande e tem muita gente que vem aqui para ver de perto essa laranja gigante."

Pomelo pesa dois quilos e pode ter até 5 centímetros de largura. Fruta é típica da Ásia e muito usada na indústria farmacêutica e cosméticaPomelo pesa dois quilos e pode ter até 25 centímetros de diâmetro.



Apesar de ter ficado assustado com o tamanho da fruta, Cardoso disse que a "laranja" pode enganar uma pessoa mais desavisada. "A pessoa pensa que, pelo tamanho, vai ter bastante fruta para comer, mas essa aqui só tem casca", disse o produtor rural, explicando que a polpa do pomelo tem o mesmo tamanho de uma laranja.

O agrônomo disse que o pomelo (Citrus grandis) é um fruto de grande valor comercial no continente asiático, mas que perde valor no Brasil por questões culturais. "Trata-se do "pai" da laranja. A laranja é o resultado do enxerto do pomelo com a tangerina. O brasileiro não está acostumado com uma fruta dessa. Eu mesmo só tinha visto em literatura especializada. É a primeira vez que vejo um pomelo de perto, mas já temos indícios de cultivo da fruta na Amazônia."

Costa afirmou ainda que a polpa do pomelo costuma ser doce em compota e serve para fazer suco. "O que mais se aproveita da fruta é a casca dela, que serve para fazer doces. Na Índia e na China, a casca do pomelo é usada pela indústria farmacêutica e de cosméticos, principalmente por causa da grande quantidade de óleos essenciais que tem. É muito usada para fazer perfumes."

O agrônomo disse que o pomelo pode ser colhido em duas safras anuais, depois dos primeiros dez anos sem frutificar. "A vida útil da pomeleira, vamos chamar assim, é de até 35 anos. Acredito que o valor comercial dela possa ser maior pela curiosidade das pessoas, mas não acredito que possa parar na mesa do brasileiro com abundância."

Fonte: g1, www.g1.com.br