Rio de Janeiro sedia Encontro da Diversidade Cultural

Evento reúne representantes de diferentes segmentos culturais, a partir de 4 de setembro

Evento reúne representantes de diferentes segmentos culturais, a partir de 4 de setembro

Brasília, 24 de agosto de 2010 ? O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, realizará, entre os dias 4 e 6 de setembro, no Rio de Janeiro, o Encontro da Diversidade Cultural ? A Independência da Cultura.

O encontro tem como objetivos realizar a 1ª Reunião da Diversidade do Mercosul Cultural, no dia 4 de setembro, e celebrar a diversidade cultural brasileira. A expectativa é reunir cerca de 1.500 pessoas, dos 26 estados e do Distrito Federal, que integrem, entre outros, as populações indígenas, ciganas, imigrantes e afrodescendentes, a cadeia produtiva da cultura popular, o movimento LGBT e os grupos de portadores de necessidades especiais. A idéia é que a sociedade brasileira tenha a oportunidade de vislumbrar, num só espaço, um recorte diversidade cultural do país.

Serão realizadas rodas de convivência com temas transversais a todos os segmentos, como preconceito, cultura de paz, espiritualidade, economia da cultura, saúde, tradição e memória, meios de comunicação, participação das mulheres na cultura e transmissão dos saberes tradicionais. Haverá, ainda, apresentações artísticas, feira de produtos culturais, cortejos e debates, criando oportunidade para a troca de experiências e reflexão sobre a convivência com a diferença, o respeito aos direitos humanos e o exercício da cidadania cultural.

A Reunião da Diversidade do Mercosul Cultural

O Brasil é o atual representante da América do Sul no Comitê Intergovernamental da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). No último encontro dos ministros da Cultura dos países do Mercosul, realizado em junho na Argentina, o Brasil assumiu a responsabilidade de realizar esta reunião, para definir diretrizes, ações e estratégias de implementação da Convenção na América do Sul.

Cultura popular

Diversos grupos artísticos se apresentarão durante os três dias de evento, que será aberto por um grande cortejo pelas ruas da Lapa. Dentre os grupos convidados já estão confirmados, por exemplo, os blocos Ta Pirando Pirado Pirou, Treme Terra e LGBT, do Rio de Janeiro; o Frevo de Olinda, o Mamulengo Só Riso e o Maracatu Piaba de Ouro, os três de Pernambuco; e o Bumba Meu Boi de Maracanã, do Maranhão. Haverá ainda apresentações do Grupo de Fandango Mandicuera, do Paraná; Nelson Triunfo e o Jongo de Piquete, de São Paulo; o grupo de carimbo Os Quentes da Madrugada, do Pará; e a Banda Caxiri na Cuia, trazendo o forró indígena de Roraima.

As atividades do Encontro da Diversidade Cultural são abertas ao público e toda a programação é gratuita.

Serviço

Encontro da Diversidade Cultural ? A Independência da Cultura

De 4 a 6 de setembro

Local: Arcos da Lapa, Rio de Janeiro

Entrada: franca

Classificação: livre

Fonte: Assessoria