Roberto Freitas lança livro sobre o Cordão de Dança

Será nesta quarta-feira na Casa da Cultura

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Arte, Educação, Inclusão: 10 anos de Cordão Grupo de Dança é o novo livro do coreógrafo e professor de dança, Roberto Freitas, mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, em parceria com o Prof. e jornalista Flavio Brebis. Trata-se de uma edição bilíngue (português/inglês) com 246 páginas ilustradas que conta a trajetória de um grupo de dançantes que conseguiu a transformação de suas vidas por meio da arte e da educação.Tudo a partir de um pensamento de arte-educação que, aliado a um forte conceito de inclusão, mudou a realidade de um grupo de meninos e meninas da periferia de Teresina.

O Cordão Grupo de Dança é formado por jovens, estudantes e egressos da Escola Municipal João Porfírio de Lima Cordão, no bairro Renascença III. Em fevereiro de 2015, completou 10 anos de existência desenvolvendo na dança um trabalho que alia o fazer artístico a objetivos educativos e de inclusão no cenário cultural local, com apresentações competitivas realizadas em festivais de nível internacional. O grupo possui 66 prêmios, quatro deles, de nível internacional. “Essa iniciativa mostrou-se de grande valor na formação daquelas pessoas, crianças e jovens, artistas, no que concerne à composição de representações positivas”, diz Roberto Freitas, diretor do grupo.

Em Teresina, muitos profissionais da dança tiveram o início de sua trajetória artística dentro da escola formal onde, por meio de projetos subsidiados pelo poder público puderam conviver com dois pensamentos: o de uma educação formal e o de uma educação não formal, que privilegiaria o corpo, dando oportunidade de se expressar. “Não só em Teresina, mas em qualquer lugar do mundo, um maior e melhor entendimento sobre os benefícios de uma educação corporal, uma consciência do corpo para, dentre outros objetivos, o desenvolvimento pessoal e social de uma pessoa, será de enorme ajuda enquanto meio dentro de qualquer processo de ensino e de aprendizagem, formal ou não formal. Refletir sobre aspectos que influenciam na formação de um corpo, nos dias atuais, torna-se de valor inestimável, principalmente quando se leva tal reflexão para um campo onde, pessoas, educandos/as jovens, estão em pleno processo de formação, a priori dita educacional, mas em termos mais abrangentes, em uma formação integral”.

O resultado de todo esse estudo resultou no livro que será lançado logo mais a noite, às 19h, na Casa da Cultura. “O lançamento desse livro significa uma estratégia para o incentivo e valorização do ensino e da pesquisa em dança no estado do Piauí. Acredito que a história do Cordão Grupo de Dança pode se transformar em referência para outras iniciativas artísticas, educacionais e de inclusão, principalmente no concernente à utilização da dança enquanto processo de fundamental importância na formação integral de um corpo”. (L.P)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES