Rosana Jatobá sai da Globo para ser comentarista em rádio

Feliz com o programa, a jornalista ressalta as diferenças entre TV e rádio.

A jornalista Rosana Jatobá (41) é a nova contratada da Rádio Globo. Cerca de dois meses após deixar a equipe da Rede Globo, ela estará de volta ao trabalho, dessa vez em uma rádio. Rosana ganhou um quadro na programação, chamado Tempo Bom, Mundo Melhor, que estreia nesta terça-feira, 15, às 13h, logo após Globo No Ar. Jatobá nunca trabalhou em rádio, mas está pronta para o desafio. ?Fiquei meio assustada, mas fui muito bem recebida. Fiz algumas aulas com o Marco Aurélio e estou apta para estrear os boletins. Estou muito feliz?, contou ela em entrevista ao Boa Tarde Globo desta segunda-feira, 14.



Feliz com o programa, a jornalista ressalta as diferenças entre TV e rádio. "Depois de 16 anos como repórter e apresentadora de televisão, tenho a oportunidade de experimentar uma outra mídia, tão fascinante quanto a telinha. Sempre quis fazer rádio, pela linguagem mais coloquial, mais solta, que pede jogo de cintura e capacidade maior de improvisação", contou.

Neste novo projeto, Jatobá falará sobre sustentabilidade. ?Vamos dar dicas, orientar as pessoas a consumir melhor, ter práticas rotineiras e diárias para evitar a degradação ambiental, promover melhor qualidade de vida e tudo sobre sustentabilidade, que é um tema amplo. O nosso desafio é justamente traduzir para o público o que significa sustentabilidade, são conceitos difíceis, complexos, mas que a gente vai tentar traduzir ao longo dos boletins?, contou ela, que acha muito importante esse tema fazer mais parte dos meios de comunicação. "Acredito que o mundo passa por profundas transformações e lida com novos paradigmas, em especial o de uma nova consciência. Eu quero testemunhar de perto esta revolução e compartilhar o meu conhecimento, pra que nossos filhos possam desfrutar das maravilhas do nosso Planeta".

O tema de sustentabilidade encanta Rosana há alguns anos. "A chance de falar sobre Sustentabilidade todos os dias, me enche de prazer e orgulho. É um tema que estudo em profundidade há mais de 5 anos e que me levou a fazer um Mestrado na USP e o programa "Um Mundo pra chamar de seu" no canal GNT", disse ela, que não pretende ficar somente no rádio. "O rádio faz parte de um projeto mais amplo sobre sustentabilidade, que terá um portal na internet, um livro, uma plataforma de palestras e debates e um programa de TV".

Em março deste ano, Rosana anunciou a sua saída da Globo, com a qual não renovou o contrato para continuar apresentando o mapa do tempo do Jornal Nacional. ?Foi uma atitude bem pensada, algo bastante programado, bem discutido faz tempo. Tenho outros projetos e novos desafios e quero colocá-los em prática nos próximos meses. Foi um período muito rico pra mim, 12 anos de casa, e lá tive oportunidade de trabalhar em várias áreas. Já faz algum tempo senti a necessidade de expandir meus horizontes e esta foi uma atitude conversada?, disse Rosana.

Fonte: Caras