Saiba como preparar os seios para amamentação do bebê

Saiba como preparar os seios para amamentar

O momento do pré-natal costuma ser de preparação. O bebê que está chegando merece atenção, mas a mamãe também deve avaliar sua saúde e seguir algumas recomendações. Alvo de reclamações, os seios costumam incomodar algumas mulheres antes e durante o período da amamentação, mas alguns cuidados simples ajudam a evitar fissuras e não deixar que eles fiquem rachados.

A atenção deve ser especial com os mamilos. Normalmente sensíveis, devem ser avaliados pelo obstetra para a recomendação adequada de exercícios ou produtos para hidratação. ?A mulher deve conversar com o médico e expor o que sente. Ele vai avaliar o seio e os mamilos para garantir que fiquem mais resistentes e que, quando chegar o período de amamentação, ela não sofra?, garante a Dra. Adriana Garrido, professora de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB).



Exercícios simples e eficazes

A causa dos seios rachados e com fissuras está na falta de resistência dos mamilos. Normalmente, os bebês sugam bastante e a pele da mãe, que não tem costume, sofre as consequências. ?Mas não é preciso esperar a amamentação para descobrir o que fazer. Durante a gravidez, a mamãe pode preparar os seios?, afirma Dra. Adriana.

Os exercícios sugeridos pelo médico resumem-se em puxar os mamilos para fora e massageá-los com as pontas dos dedos suavemente. Segundo a Dra. Adriana, os movimentos são simples, mas devem ser orientados pelo ginecologista que está acompanhando a gestação. Os cuidados normalmente são estendidos pelos nove meses para garantir que a mulher não sinta dores após o nascimento da criança.

Durante o banho

Uma forma bastante simples de tornar os mamilos mais resistentes é durante o banho passar uma toalha ou bucha vegetal na região com movimentos leves. ?A gestante deve massagear o seio levemente com um dos dois tecidos. É importante lembrar que o propósito não é machucar a pele, nem irritá-la, apenas fazer uma espécie de esfoliação de baixa intensidade?, explica Adriana.

Outra indicação é usar produtos a base de lanolina. Existem cremes e óleos que podem ser usados. A professora diz que a substância não é obrigatoriamente a mais indicada para as pacientes, mas muitas mulheres gostam do resultado, pois além de tornar o mamilo mais resistente, hidrata a pele.

Banho de sol

Nos horários adequados, entre 8h e 10h e a partir das 16h, as mamães também podem se expor ao sol, que faz bem à pele e para à saúde da mulher, ajudando na resistência e hidratação dos seios. Além disso, a vitamina D produzida no organismo pelo contato com o sol ajuda na fortificação de ossos, evitando problemas como o raquitismo.

Fonte: Terra, www.terra.com.br