Saiba mais sobre o lúpus, a doença que afetou Selena Gomez

Cantora precisou fazer um transplante de rim por conta da doença

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, a atriz e cantora pop Selena Gomez fez uma publicação em sua rede social onde ela aparecia deitada em uma cama de hospital, segurando a mão de outra mulher também deitada. O registro é da celebridade e Francia Raisa, que doou um rim para Selena, que tem lúpus eritematoso sistêmico (LES).

Diagnosticada com lúpus desde 2013, a doença autoimune é capaz de fabricar anticorpos que agem contra os tecidos do próprio organismo. A pele, as articulações, a mucosa,os rins e o pulmão são os principais órgãos afetados pela inflamação. “Eu, honestamente, espero compartilhar com vocês a minha jornada pelos últimos meses em breve, como sempre quis fazer”, contou ela. “O lúpus continua sendo muito incompreendido, mas o progresso está sendo feito.”

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, ainda não se sabe exatamente quais são as causas dessa doença. No entanto, é possível apontar alguns fatores de risco como genética, alterações hormonais e ambientais.

Sintomas

Apesar de poder variar, os principais sinais são perda de apetite, cansaço sem explicação e fora do normal, febre baixa, perda de peso, além de poder haver inchaço dos gânglios. Isso porque a condição faz com que os vasos sanguíneos inflamem. Por estarem em diversas parte do corpo, é possível que qualquer parte do organismo seja afetada, podendo gerar problemas mais sérios se atingir os rins e sistema neurológico.

Quando acomete os rins, como no caso de Selena, o órgão pode ficar comprometido, a ponto de necessitar de um transplante. Já quando acontece no sistema nervoso, as chances de se ter um AVC e desenvolver problemas psicomotores e psiquiátricos aumentam.

Porém, menos de 20% dos casos da doença chegam a esse ponto. Estima-se que mais de 90% dos pacientes que fazem o tratamento corretamente não sofrem com os problemas da condição.

O tratamento varia conforme o lúpus se manifesta, o que pode ser diferente de paciente para paciente. Mas, basicamente, se trata de medicamentos para regular as alterações imunológicas e remédios para tratar outros sintomas decorrentes da doença, como febre e dor. Geralmente o tempo médio de uso dos remédios é de cinco anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES