SBT terá de pagar R$ 200 mil a ex-donos por danos morais

R$ 100 mil devem ser pagos a cada um dos ex-donos da Escola Base em São Paulo; para ex-proprietários, emissora ajudou a destruir suas reputações

A Justiça condenou o TVSBT Canal 4 de São Paulo por danos morais devido à veiculação de reportagens que acusavam os ex-donos da hoje extinta Escola Base por abuso sexual contra crianças que lá estudavam. A emissora terá de pagar R$ 200 mil a Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada, ex-proprietários da escola infantil e protagonistas no processo que ficou nacionalmente conhecido em 1994 como ?o caso Escola Base?. Os ex-proprietários da escola ajuizaram ação por danos morais contra a TVSBT alegando que a emissora ajudou a destruir suas reputações.

A Escola Base era uma instituição de ensino localizada no bairro da Aclimação, na cidade de São Paulo. Após denúncia de duas mães sobre suposto abuso de seus filhos ? crianças de quatro anos de idade ?, foi aberto inquérito policial e, com a divulgação de acusações por parte da imprensa, a população se revoltou. Houve saques ao colégio, depredação das instalações, ameaças de morte contra os acusados. O inquérito, entretanto, acabou arquivado por falta de provas. Alguns veículos de imprensa chegaram a se retratar, mas mesmo assim a Escola Base acabou fechando as portas.

Em março de 1994, a imprensa publicou reportagens sobre seis pessoas que estariam envolvidas no abuso sexual de crianças. Jornais, revistas, emissoras de rádio e de tevê basearam-se em fontes oficiais ? polícia e laudos médicos ? e em depoimentos de pais de alunos. Tratava-se de um erro. Quando foi descoberto, a escola já havia sido depredada, os donos estavam falidos e eram ameaçados de morte em telefonemas anônimos.

Fonte: Terra