SC: governador diz estar "assombrado" com as chuvas

SC: governador diz estar "assombrado" com as chuvas

Mais de 12 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, segundo a Defesa Civil

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), disse estar "assombrado" com os estragos causados pelas chuvas no Estado. Ele acompanhou os trabalhos da equipe da Defesa Civil estadual durante a madrugada deste domingo em Florianópolis.

Colombo, que durante a noite de sábado esteve em regiões afetadas, destacou que a situação de munícipios como Joinville e Jaraguá do Sul é "assustadora". "Fiquei assombrado com a destruição que vi", disse, acrescentando que irá aproveitar uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, na próxima quarta-feira, para pedir apoio. "Vamos conversar com a presidente para agilizar o socorro aos municípios afetados. É muito destruição".

Na sede da Defesa Civil, Raimundo Colombo acompanhou o trabalho dos técnicos do órgão e foi informado sobre a possibilidade de uma novas chuvas intensas atingirem o estado a partir da próxima terça-feira. A previsão aponta para uma trégua entre a tarde deste domingo e a próxima segunda, mas a chegada de uma nova frente fria, que pode trazer acúmulo significativo de chuva no litoral, já coloca as autoridades em alerta.

"Esperamos que a previsão não se confirme na próxima semana, pois o quadro já é muito preocupante", afirmou. "Enquanto isso, nosso trabalho é dar socorro e assistências às vítimas".

A chuva já afetou quase de 700 mil pessoas e matou cinco, de acordo com os dados da Defesa Civil catarinense. No início da madrugada deste domingo, os dois principais acessos entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa catarina foram fechados devido a deslizamentos de terra. A queda de uma barreira na BR-101 fez com que as quatro pistas fossem interditadas próximo ao município de Palhoça. Deslizamentos também bloquearam a BR-282.

A Polícia Rodoviária Federal pede que os motoristas não trafeguem pela rodovia neste domingo. Não há previsão de liberação das pistas.

Fonte: Terra, www.terra.com.br